Videografia: Francis Lawrence

Francis Lawrence music videos

Da nova geração de diretores de videoclipe, um dos nomes mais quentes do mercado é o de Francis Lawrence. Seu nome é um dos mais reconhecidos do ano 2000, trabalhando com os artistas mais badalados do período (especialmente cantoras). Lawrence também tenta consolidar a carreira no cinema, onde fez CONSTANTINE com Keanu Reeves e mais recentemente ÁGUA PARA ELEFANTES, com Robert Pattinson e Reese Witherspoon. No clique abaixo, os videoclipes que mais gosto de Francis Lawrence.

O primeiro clipe que me chamou a atenção para o trabalho de Francis Lawrence foi “Adia”, de Sarah McLachlan. Trabalhando com a cantora em sua melhor fase (Lilith Fair, Tumbling Towards Ecstasy), Lawrence fez um vídeo que empregava uma técnica que depois ficou manjada: colocar o artista cantando em meio a situações cotidianas e alterando a velocidade da ação. O resultado é simples, mas muito bonito.

Uma das marcas dos clipes de Lawrence é ter locações como cinemas/teatros de aspecto clássico, geralmente vazios ou então misturados com elementos modernos. O primeiro clipe em que fez isso foi no de “For You I Will”, de Monica, que fez parte da trilha do filme SPACE JAM.

Um badalado clipe de trilha-sonora de filme também realizado por Lawrence foi o de “I Don’t Want to Miss a Thing” do Aerosmith – que fazia parte da trilha do filme ARMAGEDDON. Ao invés de um teatro antigo, dessa vez era uma estação da NASA que servia de espaço.

Com o Aerosmith, Lawrence também dirigiu o lindo clipe de “Jaded”, também situado numa espécie de teatro antigo, envolto num ambiente circense. Esse espaço era todo o universo conhecido por uma garota que não consegue sentir (Mila Kunis, pré-CISNE NEGRO). A fotografia é, além de belíssima, muito criativa (adoro os ângulos de câmera). E tem um dos finais de clipe mais bonitos que já vi.

Um clipe de Lawrence diferente de seu estilo habitual é “Never Be the Same Again” de Melanie C. Num estilista minimalista-tecnológico que lembra Mark Romanek, a cantora é mostrada numa espécie de spa high-tech se exercitando ou relaxando. A “massagem” com as lâmpadas chama a atenção.

Lawrence dirigiu um dos mais famosos clipes de Britney Spears, “I’m a Slave 4 U”. Colocando a cantora em meio a um universo terceiro-mundista onde todo mundo é sexy, fica difícil saber se o calor está vindo do sol de rachar ou do próprio corpo dos dançarinos. Não é à toa que é um dos clipes mais sensuais já feitos.

Também para Britney, Francis Lawrence dirigiu o clipe de “Circus”. Se o estilo circense já era marca-registrada do artista, com esse clipe não havia desculpa pra não apelar pra todo tipo de clichê de picadeiro. Mesmo assim, gosto do jogo de luz e sombras da fotografia e o artificialismo proposital dos cenários.

Jennifer Lopez foi outra cantora que teve vários de seus clipes dirigidos por Francis Lawrence. Da colaboração dos dois, o vídeo que mais gosto é o de “Jenny From the Block”. Fazendo referência ao furor da mídia com o casal “Bennifer” (J-Lo e Ben Affleck, que aparece no clipe), Lawrence parodia o estilo paparazzo de filmagem, fingindo que sua câmera está escondida. Só que assim como os escândalos das revistas de fofoca, tudo é milimetricamente ensaiado.

Voltando ao seu estilo característico, Lawrence dirigiu o clipe de “What You Waiting For?”, o aguardado primeiro single solo de Gwen Stefani. Dessa vez, as imagens-assinatura de Lawrence são inspirados por Alice no País das Maravilhas, onde Gwen Stefani (vestindo Galliano) vive diferentes personagens da história de Lewis Carroll. A atmosfera é quase que de pesadelo, mas o pop inofensivo acaba imperando.

Um dos melhores clipes de Francis Lawrence é o de “Hands Clean” de Alanis Morissette. Nesse vídeo, assistimos todo o processo criativo de Alanis ao escrever a música, desde a composição, gravação e posterior vendagem dos CDs e turnê. Tudo é mostrado por uma televisão em que, abaixo dela, existem legendas que ilustram a passagem do tempo. É ao mesmo tempo semi-documental e subjetivo.

Outro ótimo clipe que Lawrence fez com Alanis foi o de “Precious Illusions”, onde numa estratégia visual pré-500 DIAS COM ELA, a tela se divide ao meio: um lado mostra o que a cantora gostaria que estivesse acontecendo para conseguir seu amado e o outro lado mostra a realidade. O mais legal é que o lado do “sonho” é construído como uma ilustração em movimento de um livro medieval.

O último clipe dirigido por Francis Lawrence e provavelmente o que fez mais sucesso foi o de “Bad Romance” de Lady Gaga. Em meio a um cenário meio instalação de arte, meio orgia burguesa, a cantora aparece com vários figurinos diferentes e em meio a figuras bastantes simbólicas (gatos, camas que pegam fogo, caixões) e também merchandising. Eu considero esse um dos melhores clipes da década passada.

Trabalhando especialmente com grandes divas do mundo pop, Francis Lawrence atualmente está envolvido na direção do clipe novo de Beyoncé ao mesmo tempo em que busca a consolidação de uma carreira cinematográfica. Estou torcendo pra que ele finalmente realize filmes tão bons quantos seus clipes.

Esta entrada foi publicada em Clipografia com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Videografia: Francis Lawrence

  1. AMEI!!! Meu favorito é o de Precious Illusions, me apaixonei pela ideia do criador desde a primeira vez que vi.

    Adorei o post e tô curioso pro vídeo novo da Beyonce, mas só pro vídeo.

    Muito bom, como sempre!

  2. Gosto bastante do trabalho dele com videoclipes (“Jaded” é mesmo fabuloso), mas no cinema ainda não me convenceu. Para mim, o grande problema em “Água para Elefantes” é o elenco… Reese Witherspoon é muito fraquinha e R. Pattinson mais ainda. Até Christoph Waltz ficou caricato no filme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s