Filmes marcantes que fazem dez anos de lançamento em 2011

Esse ano, vários dos filmes que definiram a década da passada vão fazer 10 anos. Acho curioso que todos eles tem a ver ou com um mundo de fantasia ou uma realidade paralela. Vamos fazer um mini-flashback:

harry-potter-and-the-philosophers-stone-sortinghat

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: Nunca vou me esquecer da cena dantesca de crianças sendo literalmente pisoteadas quando abriram as portas do cinema e se deu a correria (tanto que assisti ao filme sentado no corredor). O filme que deu origem a uma das mais bem-sucedidas séries do cinema está longe de ser uma obra-prima, mas pelo menos não foi a bomba que muitos fãs temiam. Depois dessa adaptação “certinha” de Chris Columbus, Harry e o mundo de Hogwarts iam alçar vôos bem mais altos.

fellowship-of-ring_lotr

O SENHOR DOS ANÉIS – A SOCIEDADE DO ANEL: Esse também foi uma experiência cinematográfica incrível nas seis vezes que vi no cinema (especialmente a 1a, com um público só de geeks). Entre as discussões sobre se o Balrog tinha ou não asas, era palpável o sentimento de alívio ao se notar que Peter Jackson realizou um filmaço. A série acabou sendo uma das mais rentáveis da história do cinema, culminando na obra-prima que é o terceiro filme, recordista de Oscars.

amelie-gnome

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN: Provavelmente o filme não-americano mais popular dos últimos tempos, AMÉLIE praticamente criou uma tribo de meninas de espírito indie que se vestem com blusinhas tendo o rosto de Audrey Tatou estampado. O realismo mágico de Jeunet misturado a uma atmosfera “fofucha” acabou sendo uma verdadeira ode à procura pelo verdadeiro amor. Mas com tanta coisa divertida, o que mais gosto mesmo é do anão de jardim viajante. O ano ainda teria outros filmes “estrangeiros” marcantes como A PROFESSORA DE PIANO e E SUA MÃE TAMBÉM.

mulholland_drive-naomi-watts-betty-audition

CIDADE DOS SONHOS: O que era pra ser uma série de TV acabou se tornando o melhor filme de David Lynch – uma mind trip hipnotizante envolvendo Hollywood, anões sinistros, caixas mágicas e Naomi Watts em inesquecível atuação. Muitos espectadores (inclusive eu) acompanhavam as cenas avidamente com uma lista de “pistas” divulgada pelo diretor e com o dedo na tecla “pause” pra captar todas os nuances.

moulin-rouge-diamonds

MOULIN ROUGE: O início da década passada foi o auge da carreira de Nicole Kidman especialmente por causa desse filme, que marcou o retorno dos musicais. Baz Luhrmann realiza todo tipo de delírio pop nessa Paris filtrada por Bollywood. Além de novo clássico, é um dos filmes da minha vida.

shrek-fiona

SHREK: Resposta da Dreamworks ao lirismo da Pixar, SHREK é uma paródia tão bem-feita dos contos de fada que até esconde bem seu roteiro conservador. O personagem principal é um achado, a princesa Fiona fez o delírio das feministas e até Eddie Murphy consegue ser tolerável como o Burro. O ano ainda teve no terreno das animações o hilário MONSTROS S.A. e o obra-prima Miyazaki, A VIAGEM DE CHIHIRO.

donnie darko mirror

DONNIE DARKO: Todo década precisa do seu filme “cult” por excelência, e quem diria que nos “anos 00” seríamos assombrados por um homem vestido de coelho. Em seu primeiro e único bom filme, Richard Kelly coloca Jake Gyllenhaal como um adolescente retraído que vive entre o sonho, a realidade e a viagem no tempo. Venerado por uma legião de fãs, rendeu um sem fim de cópias inferiores.

E vocês? Tem algum outro filme marcante de 2001?

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Filmes marcantes que fazem dez anos de lançamento em 2011

  1. Wally diz:

    Além dos citados (e venero Donnie Darko e Cidade dos Sonhos acima de todos os outros), eu listo ainda Amnésia, Entre Quatro Parades e Inteligência Artificial, filmes que amo. Sem contar Monstros S.A., Vanilla Sky e Ghost World, bem queridos.

  2. Raphael diz:

    Imagina daqui a 10 anos quantas versões de “Edição Especial de 20º Aniversário” fodonas vão lotar nossas prateleiras???

  3. julio diz:

    caraca dez anos passam rápido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s