Fotógrafos: Patrick Demarchelier

gisele-patrick-demarchelier

Patrick Demarchelier é o operário-padrão da fotografia de moda. Contemporâneo de Richard Avedon e Helmut Newton, nunca teve reconhecimento de “artista” como os outros grandes fotógrafos, especialmente dos anos 80 e 90. No entanto, seu trabalho já estampou um sem número de publicações, da exclusiva Vogue à popularíssima Glamour. Não é à toa que o nome fotógrafo sempre é mencionado em filmes que abordam o lado mais “consumo” da indústria da moda, como O DIABO VESTE PRADA e SEX AND THE CITY (neste último ele até faz uma ponta fotografando Carrie). No clique abaixo, minhas fotos favoritas de Patrick Demarchelier (com conteúdo NSFW, é claro).

Demarchelier faz o estilo “luxo discreto e modelos bem comportadas”. Por isso nos anos 90, juntamente com Avedon, foi um dos grandes envolvidos no surgimento das supermodels. Uma capa de revista clicada por ele já se tornou clássica: Linda Evangelista para a Harper’s Bazaar, quando a publicação se reinventou ao adotar um visual mais moderno. A Associação Americana de Editores de Revista considerou essa uma das 40 melhores capas de revista dos últimos 40 anos.

patrick_demarchelier-linda-evangelista

Demarchelier também realizou aquela que é provavelmente a mais famosa imagem da Princesa Diana, estampada inúmeras vezes ao redor do mundo.

princesa-diana-demarchelier

Atualizando o quesito “namoradinha inocente”, Demarchelier também realizou um editorial bem luxuoso com Emma Watson, que arriscou mostrar um pouquinho mais de seus atributos.

EmmaWatson-demarchelier1

emmawatson-demarchelier

EmmaWatson-demarchelier2

Outra musa moderna do cinema que recebeu um banho de glamour do fotógrafo foi Scarlett Johansson na campanha da L’Oreal.

scarlett-johansson-demarchelier

scarlett-johansson-demarchelier

Nicole Kidman ganhou ares de ginasta, e já Angelina Jolie fez muita gente por aí querer ser um cigarrinho…

nicole-kidman-demarchelier

patrick_demarchelier-angelina-jolie

Patrick Demarchelier conseguiu até mesmo um grande feito: transformar a sem-sal Gwyneth Paltrow numa dominatrix convincente.

Gwyneth_paltrow-patrick-demarchelier

Um editorial que gosto muito é o que o fotógrafo fez para a Vogue com a história de Cinderella de Natalia Vodianova. A foto de abertura do ensaio parece uma pintura.

natalia-vodianova-patrick-demarchelier

Patrick Demarchelier também realiza trabalhos que se aproximam mais de uma fotografia de cunho artístico, especialmente com a geração de supermodels que ajudou a consolidar. Uma de suas imagens mais famosas é de Christy Turlington “desabrochando”.

demarchelier-christy turlington

Nessas fotos mais pessoais, é comum as modelos estarem em movimento e em perfeita harmonia com a roupa.

natalia-vodianova-patrick-demarchelier2

patrick-demarcherlier-photo

Um outro editorial que gosto muito também é onde Demarchelier recontextualiza o ideal de gueixa para o mundo contemporâneo. O resultado lembra um pouco o estilo de Nick Knight.

carol-trentini-demarchelier

gemma-ward-demarchelier

Patrick Demarchelier também tem inúmeros trabalhos voltados para o mundo da música. O fotógrafo foi responsável, por exemplo, por clicar três momentos famosos da carreira de Madonna. Primeiramente, foi ele que concebeu as imagens estilo bad boy da cantora, que depois foram parar na capa do single de “Justify My Love”.

madonna-demarchelier

Madonna-justify-my-love-single-cover-demarchelier

O fotógrafo também esteve por trás do ensaio que rendeu o encarte do álbum “Bedtime Stories”, bem no estilo “festa do pijama”.

Madonn-bedtime-stories-cd-cover

Madonna by Patrick Demarchelier for Bedtime Stories

E na Harper’s Bazaar, Demarchelier definiu a fase “gueixa eletrônica” da rainha do pop em um ensaio minimalista.

madonna-demarchelier-geisha

madonna-bazaar-geisha-demarchelier

Com Janet Jackson, o fotógrafo realizou uma capa clássica para a Rolling Stone, que depois a cantora usou (um pedaço) para a estampar a capa de seu CD “Janet”.

janet-jackson-rolling-stone-cover-demarchelier

Janet-album-cover-demarchelier

O trabalho mais abertamente sensual realizado por Patrick Demarchelier foi o calendário Pirelli de 2005, pelo qual o fotógrafo foi responsável. Com fotos em p&b e locações no Rio de Janeiro, tem alta carga erótica mesmo sendo relativamente simples.

2005 adriana lima pirelli demarchelier

Patrick Demarchelier - Pirelli Calendar 2005-Michelle Buswell

Patrick Demarchelier - Pirelli Calendar Euguenia Volodina

Patrick Demarchelier - Pirelli Calendar Julia Stegner & Euguenia Volodina

Photographs-by-Patrick-Demarchelier-Pirelli-Calendar

Uma das modelos mais clicadas por Patrick Demarchelier é sem dúvida Gisele Bundchen. A musa brasileira já esteve em frente às lentes do fotógrafo em diferentes fases de sua carreira, desde seus editoriais de moda iniciais até às primeiras fotos com seu filho.

gisele-demarchelier

Gisele Bundchen Patrick DEMARCHELIER in VOGUE US

patrick-demarchelier-gisele

gisele-child-patrick-demarchelier

Em resumo, Patrick Demarchelier é um dos mais atuantes fotógrafos de moda, responsável por definir a imagem de várias das celebridades mais comentadas do mundo. Seu trabalho ainda não chegou a ser reconhecido ainda como “arte”, mas acredito que isso acontecerá num futuro próximo.

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Fotógrafos: Patrick Demarchelier

  1. Fernando Sobrinho diz:

    Ah, sempre gostei do trabalho dele…

    Ria quando falavam o nome ” Patrick ” em O Diabo Veste Prada. Ele é mais pop que alguns mais reverenciados, mas nem por isso é menos talentoso.

  2. Pingback: Fotografia e moda (VII) – Patrick Demarchelier

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s