Bate-blog: Um olhar sobre a década

um-lugar-qualquer-foto-stephen-dorff-elle-fanningAntes de mais nada, parabéns pelos quatro anos de blog, Anderson! Tinha ficado um pouco surpreso em ver UM LUGAR QUALQUER em sua lista de melhores do ano, mas de certa maneira concordo com o que você comentou a respeito do filme. Não é exatamente meu favorito da Sofia Coppola (na verdade, talvez seja o que menos gosto), mas ainda assim tem seu valor – só a trama me pareceu um pouco “reciclada” de trabalhos anteriores. Acredito que SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO foi mesmo um tanto injustiçado pelas premiações, mas é aquele tipo de produção que não espero ver em nenhum prêmio mais tradicional como o Oscar. Não que o filme não mereça, pelo contrário, mas era improvável mesmo a Academia abraçar uma história tão fora do comum para seus padrões.

Ghost-Writer-brosnanAinda assim, penso que O ESCRITOR FANTASMA foi o grande esquecido da premiação. Na verdade não chega a ser nenhuma surpresa a Academia esnobar um filme que estreou nos primeiros meses do ano (ILHA DO MEDO foi outro), mas realmente esperava que o longa de Roman Polanski pudesse surpreender em alguma categoria. Mesmo que quatro dos dez indicados para Melhor Filme tenham sido lançados no verão americano, duvido muito que BRAVURA INDÔMITA e O DISCURSO DO REI teriam alcançado tantas menções na lista se não tivessem estreado tão próximo do período de votação. Os últimos meses do ano continuam sendo os melhores para qualquer longa que tenha maiores pretensões no Oscar, como é possível ver pelos vencedores da última década:

2001: UMA MENTE BRILHANTE > Dezembro

2002: CHICAGO > Dezembro

2003: O RETORNO DO REI > Dezembro

2004: MENINA DE OURO > Dezembro

2005: CRASH – NO LIMITE > Maio

2006: OS INFILTRADOS > Outubro

2007: ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ > Novembro

2008: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? > Novembro

2009: GUERRA AO TERROR > Junho

GUERRA AO TERROR foi mesmo o único que fugiu um pouco dos padrões, o que poderia indicar um novo direcionamento da Academia para futuras edições, mas que não parece ser o caso desse ano (desconsiderei CRASH porque sua vitória foi uma anomalia em todos os sentidos). Duas perguntas: qual dos vencedores acima mais mereceu a estatueta? E qual foi aquele que não merecia de jeito nenhum? Minhas respostas são O RETORNO DO REI e CRASH, respectivamente.

E, já que estamos na brincadeira: qual foi o filme da década que mais merecia um Oscar e não ganhou? Para mim, claro, foi O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN, mas A REDE SOCIAL não fica muito atrás – se bem que esse ainda não perdeu.

Vinicius

Bate-blog #12 – Eu desisto: O DISCURSO DO REI vai acabar levando tudo

Bate-blog #11 – Os Hipsters também amam

Bate-blog #10 – For Your Consideration: Crazy Old Lady Edition

Bate-blog #9 – A Tale of Two Cities

Bate-blog #8 – Da crítica, do público e do prazer da festa

Bate-blog #7 – Sobre o que a Academia não via

Bate-blog #6 – Há mérito em “filme de Oscar”?

Bate-blog #5 – Da sutileza que se passa por obviedade. E da obviedade que se passa por sutileza.

Bate-blog #4 – O Rei vs. o Facebook

Bate-blog #3 – You’re my queen. Inception, you’re my dream.

Bate-blog #2 – Sobre Nolan e um pouco de Yates

Bate-blog #1 – O Cinema em 2010

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, bate-blog, Meu amigo Oscar com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a Bate-blog: Um olhar sobre a década

  1. jccc diz:

    isso será pq o oscar nao é uma premiaçao do melhor filme, mas sim, de quem consegue melhor se promover

  2. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  3. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s