Bate-blog: O Rei vs. o Facebook

Olhando para a carreira dos indicados, certamente a categoria de Direção é uma das mais curiosas do Oscar desse ano, Anderson. Por mais que hoje não seja exatamente uma surpresa, é incrível perceber como muitos daqueles diretores conseguiram ultrapassar a barreira do cinema alternativo a ponto de serem reconhecidos por uma premiação desse calibre. Claro, talvez nem sejam seus melhores trabalhos (na maior parte dos casos, não é mesmo), mas não deixa de ser algo notável. Na verdade concordo que Paul Thomas Anderson seja o melhor dessa “nova Hollywood”, mesmo considerando o Aronofsky o mais ousado dentre eles. Não tenho uma resposta clara para as demais questões, mas penso que Spike Jonze ainda não foi reconhecido da maneira que deveria, talvez até por não trabalhar tanto em cinema – quem sabe daqui a dez anos…

discurso-do-rei-oscarNão sei se alguém realmente se importa, mas o BAFTA confirmou a tendência de O DISCURSO DO REI ser o grande premiado do Oscar, com vitórias importantes que definitivamente colocam Helena Bonham Carter e até Geoffrey Rush na disputa. Claro, prêmio mais bairrista impossível, mas algo em particular chamou minha atenção: a derrota chave de Tom Hooper para David Fincher e nenhuma vitória do drama inglês no segmento técnico. Isso me leva à seguinte questão: A REDE SOCIAL ainda tem alguma chance? As últimas premiações foram um tanto desanimadoras, mas não diria que O Discurso está tão garantido assim. É quase que um confronto do “novo” contra o “velho” aqui e penso que a vitória do filme de Hooper pode representar um sério retrocesso para categoria de Melhor Filme.

Garantidos mesmo estão Colin Firth e Natalie Portman, mas entre os coadjuvantes a coisa ainda está um pouco indefinida, ao meu ver (principalmente quanto ao confronto Leo vs. Bonham Carter vs. Steinfeld vs. Adams). O que poderia ser um sinal do quão disputada está essa categoria, para mim é a prova de como foi fraca essa seleção. Melissa Leo, em particular, é a única que parece estar “jogando” de maneira errada nessa temporada de prêmios, o que eventualmente pode favorecer Steinfeld (minha atual aposta) ou até a Bonham Carter – que mesmo numa atuação totalmente esquecível que nem merecia a indicação consegue ser querida o suficiente por suas aparições pouco usuais (o discurso no BAFTA, inclusive, deve ajudá-la daqui para frente). A medida um tanto desesperada de Leo em se auto promover pode custar caro e, particularmente, foi mesmo uma ideia um pouco equivocada, por mais que ela tenha explicado seus motivos. O que vocês acham?

Por fim, tenho que comentar que o top 10 do Anderson é um dos mais interessantes que vi por aí, talvez pelo fato dos dois primeiros filmes também estarem entre meus favoritos. Sou uma das três pessoas no Brasil que ainda não viram TROPA DE ELITE 2 e tem alguns filmes por aí que preciso conferir, mas minha lista seria a seguinte (“seria” porque está em constante mudança):

a-rede-social-oscar1- A REDE SOCIAL

2- CISNE NEGRO

3- TOY STORY 3

4- NAMORADOS PARA SEMPRE

5- A ORIGEM

6- CATFISH

7- O ESCRITOR FANTASMA

8- BRAVURA INDÔMITA

9- MINHAS MÃES E MEU PAI

10- EXIT THROUGH THE GIFT SHOP

E, depois que a Gaga chegou dentro de um ovo (http://plixi.com/p/77083497) no red carpet, a festa do Grammy promete!

Vinícius

Bate-blog #3 – You’re my queen. Inception, you’re my dream.

Bate-blog #2 – Sobre Nolan e um pouco de Yates

Bate-blog #1 – O Cinema em 2010

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, bate-blog com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Bate-blog: O Rei vs. o Facebook

  1. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  2. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s