Bate-blog: Há mérito em "filme de Oscar?"

inception_action-scene-joseph-gordon-levittBem, numa coisa todos concordamos: A ORIGEM não é isso tudo que disseram por aí. Mesmo assim, eu gosto do Christopher Nolan e sinto que o melhor filme dele ainda está por vir. Agora Felipe: o que você vê em O GRANDE TRUQUE? Acho esse o trabalho mais fraco dele – apesar do Bowie.

Sobre os diretores da nova geração, também valeu a menção do Felipe de Jason Reitman e Joe Wright. Eu sou daqueles que gosta de JUNO e AMOR SEM ESCALAS, filmes que hoje tá na moda falar mal. Do Joe Wright também gosto – pelo DESEJO E REPARAÇÃO ele merece tudo, apesar de eu não me arriscar MESMO naquele filme dele com o Jamie Foxx de mendigo. Não vi e não gostei.

E o Michel Gondry hein? Raphael espinafrou o coitado. Ele pode ter um filmografia fraca, mas ninguém tira dele a glória de ter dirigido o melhor filme romântico dos últimos 20 anos. Muito é crédito do Charlie Kaufman, ok, mas sem aquele delírio visual todo do Gondry o filme ia perder grande parte do charme.

Agora sobre o assunto fervilhando na mente de todos: pelas listas de vocês, parece haver um consenso que A REDE SOCIAL é realmente melhor que O DISCURSO DO REI. E, como disse o Rômulo, quem diz que o filme de Fincher não tem estética só pode ser cego. Contudo, será que não há mérito também numa estética “filmão de Oscar”?

namorados-para-sempre-casalE Vinícius, vi que você colocou na sua lista de melhores o NAMORADOS PARA SEMPRE (péssimo título pro “Blue Valentine”). Eu gostei do filme, em especial pelas atuações, mas eu tenho a impressão que esse neo-realismo americano, mostrando a pobreza white trash com câmera digital sem maquiagem está cansando. E por mais que NAMORADOS PARA SEMPRE (e também INVERNO DA ALMA) sejam bons, não conseguem sair dessa fórmula. É tudo muito GILBERT GRAPE pra mim.

Anderson

Bate-blog #5 – Da sutileza que se passa por obviedade. E da obviedade que se passa por sutileza.

Bate-blog #4 – O Rei vs. o Facebook

Bate-blog #3 – You’re my queen. Inception, you’re my dream.

Bate-blog #2 – Sobre Nolan e um pouco de Yates

Bate-blog #1 – O Cinema em 2010

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, bate-blog com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Bate-blog: Há mérito em "filme de Oscar?"

  1. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  2. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s