Bate-blog: O Cinema em 2010

Visto que 2010 foi um dos anos mais interessantes e ricos no cinema (nacional e internacional) recente, resolvi chamar quatro amigos que gostam tanto de filmes quanto eu – Felipe do Walking Contradiction, Raphael do Blurrei, Rômulo do Luz, Câmera e Tesão e Vinícius, o comandante da Sociedade Brasileira dos Blogueiros Cinéfilos – pra discutirmos bem informalmente o panorama cinematográfico do ano passado e, também, falar das nossas expectativas para 2011.

inception-fold-cityUma das coisas que mais me chamou atenção em 2010 foi como a chamada “nova Hollywood” finalmente recebeu o selo de aprovação da “velha Hollywood”. Eu chamo de nova Hollywood aquela safra de diretores surgidos nos anos 90, vindos das escolas de cinema ou do videoclipe. Todos eles já eram mais do que aclamados pelo público e pela crítica, mas faltava a aprovação daquele grupo misterioso e com um gosto bem peculiar – a Academia do Oscar.

Tudo bem que David Fincher já tinha sido indicado por O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON, mas esse foi seu filme com mais “cara de Oscar”, e ele já era um nome respeitado desde SEVEN. Darren Aronofsky teve sua primeira indicação por CISNE NEGRO, David O. Russell deixou seu estilo originalíssimo de lado para fazer uma história tradicional em O VENCEDOR e por isso passou a ser respeitado. Christopher Nolan, contudo, continuou de fora da categoria de melhor diretor mesmo tendo feito um dos filmes mais festejados de 2010, A ORIGEM.

Outros diretores dessa nova geração já receberam seu “selo de aprovação” anteriormente, como Alexander Payne e Paul Thomas Anderson. Mas me pergunto aos meus companheiros blogueiros: qual deles é o melhor? Tem algum que vocês acham que é superestimado? E que diretor dessa “nova Hollywood” ainda não teve seu talento reconhecido?

As minhas respostas para as perguntas acima são, respectivamente: Paul Thomas Anderson, Michel Gondry e Todd Haynes. Estou louco pra saber a opinião de vocês.

toy-story-3-stillAh, e mais uma coisa. Não sei se vocês fizeram uma listinha dos melhores filmes de 2010, mas acho que vale a pena a gente colocar nos nossos próximos posts o nosso ranking pra alimentar ainda mais a discussão. A minha lista, como publicada aqui, foi:

1- TOY STORY 3

2- A REDE SOCIAL

3- TROPA DE ELITE 2

4- UM LUGAR QUALQUER

5- SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

6- EU MATEI MINHA MÃE

7- HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE I

8- MINHAS MÃES E MEU PAI

9- CÓPIA FIEL

10- MACHETE

Agora vou lá assistir o segundo WALL STREET que eu perdi nos cinemas.

Greed is good!

Anderson

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, bate-blog com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Bate-blog: O Cinema em 2010

  1. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  2. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

