Fotógrafos: Norman Jean Roy

cate-blanchett-harpers-normanjeanroy

Quando os editores de moda querem um fotógrafo que dê um ar sofisticado às imagens, num estilo “old Hollywood”, mas ainda assim bastante sexy, o primeiro nome que eles pensam é o de Norman Jean Roy. Trabalhando nas mais famosas revistas do mundo, Roy é um claro herdeiro da estética de Richard Avedon, com os modelos em poses perfeitas e uma composição classuda. No clique abaixo, as minhas fotos favoritas de Norman Jean Roy (fotos NSFW!)

Norman Jean Roy é especialista em clicar mulheres no auge de sua sensualidade, mas de uma maneira mais sugestiva que explícita. O fotógrafo parece ter especial interesse na plasticidade do corpo feminino e também como ele depende bastante do estilo da roupa que está sendo usada. O senso de estilo de Roy fica claro nas fotos abaixo, com Gisele Bundchen mostrando porque é a maior, Salma Hayek jogando xadrez com um papagaio (!) e Scarlett Johansson estirada no sofá.

Gisele-Bundchen_norman-jean-roy

Salma-Hayek_norman-jean-roy

scarlett-johansson-norman-jean-roy

O fotógrafo gosta de repetir alguns conceitos para algumas imagens de editoriais, especialmente atrizes com trajes mínimos deitadas em uma cama ou sofá, cortando a foto no meio. É um recurso elegante que só realça o quão sexy são as mulheres representadas. Alguns exemplos abaixo: Lindsay Lohan em edição recente da Vanity Fair, Rosario Dawson, Naomi Watts e Eva Longoria.

Lindsay-Lohan_norman-jean-roy

naomi-watts-norman-jean-roy

rosario-dawson-norman-jean-roy

eva-longoria-norman-jean-roy

Contudo, a minha foto favorita de Norman Jean Roy representando uma mulher com traje mínimos é mais uma demonstração de força que de sensualidade – Hillary Swank, em uma Hollywood Issue da Vanity Fair. É uma fantástica imagem que representa bem a ideia de movimento e velocidade que constrasta com a maioria dos trabalhos do fotógrafo.

hillary-swank-norman-jean-roy

Eu também gosto bastante quando Norman Jean Roy fotografa cineastas acompanhados das estrelas de cinema que os inspiram. Uma que gosto muito é Penélope Cruz tocando harpa para Almodóvar na Vanity Fair espanhola.

Penelope-Cruz_almodovar-norman-jean-rpy

Outro editorial que acho lindo é o de Baz Lurhmann “trabalhando” com Hugh Jackman na época do lançamento de AUSTRÁLIA. A inspiração no clima “era de ouro de Hollywood” é clara.

hugh-jackman-baz-luhrmann-norman-jean-roy

baz-luhrmann-hugh-jackman-norman-jean-roy

Contudo, meu editorial favorito clicado por Norman Jean Roy é o feito para Harper’s Bazaar com Cate Blanchett em meio a uma atmosfera circense. É grandioso e minimalista ao mesmo tempo – e o elefante faz interessante referência à célebre foto de Avedon.

cate-blanchett-harpers-bazaar-norman-jean-roy

cateblanchett-harpers-norman-jean-roy2

cate-blanchett-norman-jean-roy-harpers-bazaar3

Outra contribuição “animalesca” do fotógrafo para a Harper’s Bazaar foi o editorial com Liv Tyler e um cavalo.

liv-tyler-norman-jean-roy-harpers-bazaar

O ápice da busca por um representação da época clássica de Hollywood se deu através de um pastiche brilhante: em uma Hollywood Issue da Vanity Fair, o fotógrafo recriou algumas das cenas mais famosas das obras-primas de Alfred Hitchcock com atores contemporâneos e o resultado foi uma aula de estilo. A minha foto favorita é a de Scarlett Johansson e Javier Bardem como Grace Kelly e James Stewart em JANELA INDISCRETA.

scarlett-johansson-javier-bardem-vanityfair-hitchcock-norman-jean-roy

Jodie Foster fez as vezes de Tippi Hedren em OS PÁSSAROS, na famosa cena do ataque na cabine telefônica.

jodie-foster-hitchcock-vanityfair-norman-jean-roy

Outra foto que daria orgulho ao mestre do suspense é a de Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow como Cary Grant e Grace Kelly em LADRÃO DE CASACA.

gwyneth-paltrow-robert-downey-vanityfair-hitchcock-norman-jean-roy

Porém, a atriz contemporânea que mais se aproxima da beleza e carisma de Grace Kelly é Charlize Theron. Ela interpreta a diva numa belíssima recriação da cena chave de DISQUE M PARA MATAR.

hitchcock-charlize-theron-vanityfair-norman-jean-roy

Mas nem só de mulheres vive a arte de Norman Jean Roy. O fotógrafo é frequente colaborador de publicações masculinas como Men’s Vogue, GQ e Details. O meu editorial favorito com um ator é o feito com Robert Pattinson para a Details. Distanciando-se do seu estilo sensual mais sugestivo, o fotógrafo utiliza-se de várias modelos nuas, em uma atmosfera que parece mais condizente com o universo de Steven Klein.

robert-pattinson-details-norman-jean-roy

robert-pattinson-details-norman-jean-roy

robert-pattinson-norman-jean-roy-details

A foto que mais gosto desse ensaio é exatamente em que não aparece o rosto de Pattinson. Mas não é cisma com o cara não – na verdade, acho essa foto muito boa pela referência à pintura “Os Amantes” de Magritte.

robert-pattinson-details-norman-jean-roy2

Clicando figuras masculinas, Norman Jean Roy aplica a mesma estratégia de retomar uma estética mais tradicional, assim como faz com mulheres. Só que se com figuras femininas ele apela para a sensualidade, com homens ele prefere enfatizar a força, a energia e uma certa relação de controle da natureza. Exemplo disso são os editorais que fez com Kiefer Sutherland, Viggo Mortensen e Channing Tatum.

kiefer-sutherland-norman-jean-roy

viggo-mortensen-norman-jean-roy

channing-tatum-norman-jean-roy

channing-tatum-norman-jean-roy2

Mas não é por isso que Norman Jean Roy não vai apelar também para a sensualidade masculina, mesmo que seja através do artifício mais manjado do mundo: o surfista na praia. As fotos recentes de Matthew Morrison para a Details são um exemplo disso.

Matthew_Morrison_details-norman-jean-roy

Matthew_Morrison-details-norman-jean-roy2

Matthew_Morrison_details-norman-jean-roy3

George Clooney é o ator perfeito para personificar a estrela de Hollywood dos anos 50 – daí a escolha por essa estética nesse famoso editorial da Vogue ao lado de Gemma Ward.

george-clooney-gemma-ward-vogue-norman-jean-roy

Mas ainda há espaço para humor na fotografia de Roy, como Seth Rogen recriando Frida Kahlo.

seth-rogen-frida-kahlo-norman-jean-roy

Norman Jean Roy tem uma forte relação com o mundo da música, já que muitas vezes trabalha com publicações do gênero e também com encartes de álbuns, como o “Detours” de Sheryl Crow, por exemplo.

Sheryl-Crow_detours-cover-norman-jean-roy

Aliás, a cantora já foi clicada toda sexy por Roy em mais de uma ocasião.

sheryl-crow-norman-jean-roy

Morrissey, as Pussycat Dolls, e os rappers Kanye West, Common e John Legend também já serviram de modelos para Norman Jean Roy.

morrissey-norman-jean-roy

pussycat-dolls-vogue-norman-jean-roy

kanye-west-john-legend-norman-jean-roy

No entanto, a foto de Norman Jean Roy relacionada à música que mais gosto é a capa da Rolling Stone com filhos de grandes artistas da história do rock/pop. Um tanto hipster, mas impressiona.

rolling-stone-cover-norman-jean-roy-children-rock-stars

O artista também trabalha bastante com fotos publicitárias. Meus trabalhos favoritos de Norman Jean Roy nessa área são as imagens para os pisos Armstrong, onde sósias de figuras históricas do cinema mostram que nem tudo que parece é.

james-dean-norman-jean-rou-armstrong-ad

lucille-ball-armstrong-ad-norman-jean-roy

marlon-brando-armstrong-ad-norman-jean-roy

Mas nem só de glamour vive Norman Jean Roy. O fotógrafo é autor do livro de retratos “Traffik”, que retrata de forma realista a vida de mulheres jovens no sudeste asiático – muitas delas trabalhando como prostitutas e vivendo em péssimas condições. As imagens representam um forte contraste para quem está acostumado às imagens luxuosas do artista.

traffik-norman-jean-roy

traffik-norman-jean-roy2

traffik-norman-jean-roy3

traffik-norman-jean-roy

O trabalho mais recente de Norman Jean Roy é a capa da Hollywood Issue da Vanity Fair desse ano, com Anne Hathaway, James Franco, Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds fotografados no estilo… era de ouro do cinema, a especialidade do artista.

vanityfair-cover-normanjeanroy-jamesfranco-annehathaway-ryanreynolds-jakegyllenhaal

Clássico e contemporâneo, o trabalho de Norman Jean Roy – um dos mais estimados fotógrafos da atualidade – é um exercício de estilo que sempre chama atenção.

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Fotógrafos: Norman Jean Roy

  1. karine diz:

    Que fotos espetaculares!

    Só em fotos na praia sem camisa para eu achar o Mr. Schue interessante.

    Aquela foto da Hillary Swank correndo é fantástica.

    Aliás, mesmo muitas fotos sendo posadas, elas tem movimento que é bem interessante.🙂

  2. Anderson diz:

    Lindas né Karine? Nem gosto da Hillary Swank, mas aquela foto é demais.

  3. Luciana diz:

    As da Cate são fantásticas !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s