Por um filme menos "acessível"

Leonardo+DiCaprio+Christopher+Nolan+Inception

Com a divulgação dos indicados ao Oscar 2011 ontem, um comentário feito em alguns veículos da mídia sobre a ausência de Christopher Nolan na categoria “melhor diretor” tem me chamado muita atenção.

Vários blogs e sites vem dizendo que Nolan não foi indicado ao Oscar 2011 porque não faz filmes “acessíveis”. O público gosta de seus filmes (sucessos de bilheteria), a crítica também é geralmente positiva (ele já recebeu três indicações ao DGA – inclusive uma esse ano por A ORIGEM), mas nunca foi indicado ao Oscar como diretor. A razão encontrada por algumas pesssoas é que seus filmes são difíceis, complexos demais, e por isso o Oscar não gosta dele.

Em primeiro lugar, todos sabem que o Oscar não é um medidor tão confiável de qualidade cinematográfica assim. Em segundo lugar, o comentário mais comum sobre A ORIGEM é que “é difícil de entender.” Me expliquem: como um filme que tem a Ellen Page ou o Joseph Gordon-Levitt explicando todas as cenas antes que elas aconteçam pode ser considerado “difícil de entender”? A ORIGEM é visualmente ótimo e é aberto a inúmeras interpretações, mas isso pra mim é o que torna o filme interessante, e não “difícil de entender”. Sem querer entrar no mérito sobre se pode ou não “entender” uma obra de arte/entretenimento (e não me peçam pra entrar na discussão sobre o que é uma obra de arte), acredito que A ORIGEM é um filme divertido mas que está longe de ser o melhor do ano e um dos mais ambíguos do cinema recente. Talvez seja falta de Cronenberg na vida das pessoas. Mas voltando…

Todo mundo gosta de reconhecimento, mas eu duvido que Christopher Nolan faça filmes para ser indicado ao Oscar. Dizer que ele precisa fazer filmes mais “acessíveis” me parece uma grande burrice. Ou será que a loucura camp de Aronofsky em CISNE NEGRO é mais acessível? Ou talvez todo o subtexto sobre mortalidade em TOY STORY 3 pareça mais “acessível” porque é feita com brinquedos? Um ponto muito comentado é que grandes diretores americanos – tanto da old school como da nova Hollywood – como Scorsese ou David Fincher só foram finalmente reconhecidos pela Academia depois de filmes mais considerados mais “acessíveis”, como OS INFILTRADOS e O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON. São bons filmes, mas não as obras-primas desses cineastas. Scorsese é o maior diretor de cinema americano vivo, e David Fincher é um dos melhores cineastas da nova geração – mas o Oscar preferiu premiá-los ou indicá-los como reconhecimento do conjunto da obra, ou quem sabe porque o gosto dos votantes é mediano. Mas dizer que por causa disso seus filmes precisam ser mais “acessíveis” – isso é um disparate.

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, Meu amigo Oscar com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Por um filme menos "acessível"

  1. Raphael diz:

    Ainda estou por ver um ser vivente que se satisfaça com o Oscar. Ver A ORIGEM de novo não o faz mais fácil de entender, afinal não havia dúvida alguma, mas, assim como qualquer filme, ver uma segunda vez lança uma nova luz na compreensão da história. Talvez, por receberem uma luz de 200W contra a de 60W da primeira vez que as pessoas assistem ao filme faz com que o filme seja considerado difícil.

    Lembro da época quando difícil e inteligente eram sinônimos.

  2. Fernando diz:

    Só uma pergunta : não gostou de Cisne Negro ?

  3. Fernando diz:

    Realmente, ler que um filme precisa ser mais “acessível” dói na alma, mas tem muita gente (pobre de espírito) que pensa assim,rsrs.

    Embora eu não seja um fã de A Origem, confesso que fiquei supreso com a ausência de indicações para direção e edição, que considero superiores ao roteiro (que foi indicado).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s