Qual o maior cantor do mundo em atividade?

Depois dos posts sobre a maior banda do mundo e da maior cantora do mundo, chegou a hora de discutir: quem é o maior cantor do mundo em atividade?

BRUCE SPRINGSTEEN

bruce-springsteen-time-cover– Tempo de carreira: Quase 40 anos

– Total de discos vendidos: 120 milhões no mundo todo

– Qualidade do trabalho: Vencedor de inúmeros Grammys e Emmys. Uma das mais influentes vozes do rock e folk americano. Primeiro grande artista a tratar do 11 de setembro em seus trabalhos.

– Clássicos incontestáveis: Born in the USA, Born to Run

– Vendas do último disco: Seu último trabalho, The Promise, não vendeu bem nos EUA mas teve um modesto sucesso na Europa, ficando em primeiro lugar em alguns países quando lançado. Números de cópias vendidas não são precisas.

– Qualidade do último disco: Nota 94 no Metacritic, aclamado com um dos melhores álbuns do ano.

– Turnê mais recente: A turnê Working on a Dream Tour vendeu 156 milhões de dólares em ingressos, sendo a 3a mais bem-sucedida de 2009.

– Característica especial: Tem um engajamento político muito forte. Depois do discurso de vitória de Barack Obama nas eleições, a primeira música que foi tocada foi a sua The Rising. Springsteeen cantou essa mesma música em uma eletrizante versão na posse do presidente Obama. O apelido do cantor é “The Boss”.

JAY-Z

jay-z-rolling-stone-cover

– Tempo de carreira: Aproximadamente 15 anos.

– Total de discos vendidos: Por volta de 50 milhões de discos no mundo todo.

– Qualidade do trabalho: O cantor é uma dos principais renovadores do rap ocorrido nos EUA no início do século XXI. Suas letras são críticas e estabeleceram um estilo básico para qualquer rapper iniciante. Jay-Z é o artista solo que tem o maior número de #1 no top 200 da Billboard.

– Clássicos incontestáveis: Talvez 99 Problems ou Empire State of Mind.

– Vendas do último disco: The Blueprint 3 vendeu aproximadamente 2 milhões de cópias apenas nos EUA.

– Qualidade do último disco: Nota 65 no Metacritic, com críticas em geral positivas.

– Turnê mais recente: A turnê  de The Blueprint 3 fez relativo sucesso nos EUA, mas Jay-Z também se apresentou bastante em festivais.

– Característica especial: Forma o casal 20 da música americana com a cantora Beyonce. É um dos mais ricos cantores dos EUA, tendo investimentos na área da moda, esportes e até mesmo na Broadway.

JUSTIN TIMBERLAKE

justin-timberlake-rolling-stone-cover

– Tempo de carreira: Desde 1995 com o ‘NSync e a partir de 2002 em carreira solo (se não contarmos o período no Mickey Mouse Club).

– Total de discos vendidos: Aproximadamente 25 milhões.

– Qualidade do trabalho: Seu estilo pop influenciado por Michael Jackson é considerado bem-sucedido, especialmente através da parceria do cantor com o produtor Timbaland.

– Clássicos incontestáveis: Talvez Sexy Back.

– Vendas do último disco: FutureSex/LoveSounds vendeu cerca de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

– Qualidade do último disco: Nota 70 no Metacritic, com críticas geralmente positivas.

– Turnê mais recente: Sua turnê de 2007, FutureSex/LoveShow rendeu cerca de 125 milhões de dólares com shows na América do Norte, Ásia, Europa e Oceania.

– Característica especial: O cantor geralmente é procurado por artistas mais experientes (Madonna, Sheryl Crow, Duran Duran) para dar um tom mais moderno aos seus álbuns. Ele também tem uma relativamente bem-sucedida carreira no cinema.

KANYE WEST

rolling-stone_kanye-west-cover

– Tempo de carreira: Desde 1996 como produtor e 2004 como cantor.

– Total de discos vendidos: Cerca de 8 milhões de cópias no EUA.

– Qualidade do trabalho: West já era um renomado produtor de música negra americana. Ao se tornar cantor, renovou os gêneros rap e hip-hop, aproximando-os do pop e da eletrônica, além da criatividade melódica e do uso de samples.

– Clássicos incontestáveis: Talvez Gold Digger.

– Vendas do último disco: My Beautiful Dark Twisted Fantasy vendeu cerca de 1 milhão de cópias nos EUA.

– Qualidade do último disco: Nota 94 no Metacritic. Considerado por várias publicações musicais como o melhor disco de 2010.

– Turnê mais recente: A Glow in the Dark Tour foi uma turnê que o cantor fez juntamente com Rihanna, Lupe Fiasco, Nas e N.E.R.D. A turnê rodou EUA, Ásia, Europa e Oceania, sendo relativamente bem-sucedida.

– Característica especial: O próximo disco do cantor será em colaboração com Jay-Z. Kanye West é célebre pelas suas gafes e declarações polêmicas.

PAUL McCARTNEY

paul-mccartney-rolling-stone-cover

– Tempo de carreira: Desde 1957 com os Beatles e desde 1970 em carreira solo.

– Total de discos vendidos: Só nos EUA, vendeu com os Beatles cerca de 180 milhões de discos. Em carreira solo, 16 milhões.

– Qualidade do trabalho: É o compositor mais bem-sucedido da história da música.

– Clássicos incontestáveis: Com os Beatles, é covardia enumerar. Em carreira solo ou com o Wings, Live and Let Die, Silly Love Songs, Another Day.

– Vendas do último disco: Memory Almost Full vendeu cerca de 2 milhões de cópias no mundo todo.

– Qualidade do último disco: Nota 69 no Metacritic, com críticas geralmente positivas.

– Turnê mais recente: A Up and Coming Tour, que passou inclusive no Brasil, é uma das turnês mais bem-sucedidas do artista.

– Característica especial: Definiu a música popular contemporânea, embora alguns digam que ele já morreu.

OUTRAS MENÇÕES HONROSAS: Tony Bennett, Justin Bieber, Neil Young, Eminem, Bob Dylan, Robbie Williams.

Esta entrada foi publicada em Music! Makes the people... com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Qual o maior cantor do mundo em atividade?

  1. Lili diz:

    Os números falam por si mesmos! Rs. Eu até enxergo futuro para os outros caras da lista, especialmente Jay-Z e Kanye West, mas nenhum chega perto do Sir Paul McCartney. É comparar o que não pode ser comparado. Sim, eu sou beatlemaníaca, mas diria a mesma coisa se não fosse. A pergunta é ‘quem é o maior?’, certo?🙂

  2. Fernando diz:

    Estou ficando velho : acho que todos precisam ainda comer muito feijão com arroz para chegar perto de Macca e The Boss.

    Senti muita falta do David Bowie : meu cantor favorito. Bowie, ao lado de Madonna, U2, Rolling Stones e Frank Sinatra, é uma das minhas grandes paixões musicais. Elton John também senti falta nem que seja nas menções honrosas.

    Ódio supremo do Justin Bieber. Não sei o que é mais odioso : ele ou suas fãs,rsrs. Se bem que já odiei o outro Justin na época do N´Sync e acho o segundo álbum solo dele bom à beça.

    Kanye West se não fosse tão babaca e pretensioso teria uma melhor apreciação da minha parte. Contudo, devo admitir que adoro a música que você citou dele : “Gold Digger” é um daqueles “chicletes de ouvido”. Quando você ouve, gruda mesmo ! Rsrs.

    • Anderson diz:

      Fernando e Lili: Realmente, difícil comparar Paul a outros, mas como meu objetivo era falar do cantor mais significativo da atualidade, tentei. Tbm amo amo amo amo Bowie e pra mim ele forma o GREAT 5 com Madonna, Beatles, MJ e Elvis – mas acho que o melhor trabalho dele realmente acabou no início dos anos 90 (a não ser q ele venha com uma obra-prima por aí).

      E bem lembrado o Elton John, realmente foi esquecimento!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s