Videografia: Sophie Muller

Sophie Miller Music Videos

Sophie Muller é uma das mais requisitadas diretoras do mundo do videoclipe. Com um número de trabalhos bem numeroso e firmando parcerias bastante sólidas com artistas que são fãs do seu estilo um tanto burlesco e fragmentado, ela já realizou vários clipes marcantes. No clique abaixo, os meus clipes favoritos de Sophie Muller.

Uma das mais sólidas colaborações de Sophie Muller é com o Eurythmics. A dupla foi quem deu à diretora a oportunidade de definir seu estilo com clipes de cores fortes e um forte tom dramático. Um exemplo disso é o clipe de “Don’t Ask Me Why” – bem simples, mas gosto do contraste da luz forte no rosto de Annie Lennox se comparado ao resto da banda, sempre nas sombras.

Sophie Muller continuou a colaborar com Annie Lennox depois que a mesma seguiu em carreira solo. O mais famoso resultado dessa parceria é o clipe de “Why”. Novamente, o rosto marcante de Lennox é a tela onde Muller vai pintar (literalmente) todo o look de seu vídeo. A cantora se torna uma triste cantora de vaudeville em um set simples e solitário.

http://www.dailymotion.com/swf/video/x4718?width=&theme=none&foreground=%23F7FFFD&highlight=%23FFC300&background=%23171D1B&start=&animatedTitle=&iframe=0&additionalInfos=0&autoPlay=0&hideInfos=0
annie lennox – Why
Enviado por cladstrife. – Veja os últimos vídeos de música em destaque.

Com Sade, Sophie Miller fez o belíssimo clipe para “No Ordinary Love”. Sade interpreta uma sereia que sai do mar em busca de um marinheiro com quem teve um momento de amor. Em poucos minutos, Muller conta uma história completa que muitos filmes não fariam com tanta competência. Além do mais, as imagens são pura poesia: Sade costurando o vestindo debaixo dágua, ela correndo em câmera lenta por bairros barra-pesada com um copo de água na mão, e o final no cais do porto.

http://www.dailymotion.com/swf/video/x4f4a?width=&theme=none&foreground=%23F7FFFD&highlight=%23FFC300&background=%23171D1B&start=&animatedTitle=&iframe=0&additionalInfos=0&autoPlay=0&hideInfos=0
Sade – No Ordinary Love
Enviado por djoik. – Explore outros vídeos de música.

Outra forte parceria que Sophie Muller estabeleceu no mundo da música foi com a banda No Doubt. Já em seu primeiro clipe com o grupo, a diretora tinha um super hit nas mãos, “Don’t Speak”. Misturando imagens de shows ao vivo, trechos da banda tocando em um set e os bastidores de um ensaio fotográfico bem ao estilo colorido de Muller, o clipe é inventivo e alcançou alta rotatividade na MTV.

Um outro clipe do No Doubt dirigido por Sophie Muller que eu gosto também é “Simple Kind of Life”, em que uma mistura de NOIVA EM FUGA com Bollywood acaba rendendo um dos vídeos mais marcantes da banda. A imagem-assinatura de Muller – uma figura burlesca em frente ao espelho aplicando/retirando a maquiagem – se faz presente.

Assim como Annie Lennox, quando partiu para carreira solo Gwen Stefani continuou trabalhando com Muller. O melhor clipe já feito pela cantora é “Cool”, que na verdade expressa a marca de um bom diretor de clipes: contar uma história relativamente complexa só através de imagens. Nesse caso, vemos Gwen Stefani reencontrando um ex-amor, agora acompanhado de uma nova namorada, e como ela está “cool” com isso; ao mesmo tempo, vemos como o namoro dela era no passado e como ele foi acabando. A cantora fica muito bem morena, e as locações na Itália são de tirar o fôlego.

Um dos clipes mais famosos de Sophie Muller é, curiosamente, um que menos tem as características visuais típicas da diretora: “Song 2”, do Blur. Num pequeno quarto, e jogando os integrantes da banda nas paredes, ela fez um dos clipes mais marcantes dos anos 90.

Voltando ao seu visual peculiar de cores fortes, a diretora realizou o divertidíssimo “Murder on the Dancefloor” de Sophie Ellis-Bextor, onde a cantora realiza as maiores armações para vencer um concurso de dança bem ao estilo Baz Luhrmann.

Falando em Baz Luhrmann, Sophie Muller realizou uma ótima homenagem a MOULIN ROUGE no clipe de “Mr. Brightside” do The Killers. Levando o espírito burlesco ao extremo, o triângulo amoroso tendo Brandon Flowers numa ponta e Eric Roberts em outra é ótimo de se assistir, especialmente com uma fotografia tão inspirada.

Das histórias de amor complicadas que Sophie Muller parece que se especializou, uma que gosto muito é a de “She Will Be Loved”, do Maroon 5. Com participação de Kelly Preston, o vídeo mostra o vocalista Adam Levine envolvido com a mãe de sua namorada. A edição é muito boa, e novamente a diretora se supera ao utilizar apenas de imagens para estabelecer uma narrativa complexa.

Com Lily Allen, Sophie Muller contou uma história de vingança no clipe de “Smile”. É um clipe bem engraçado, mas chega a dar pena do cara.

http://www.dailymotion.com/swf/video/x12i99?width=&theme=none&foreground=%23F7FFFD&highlight=%23FFC300&background=%23171D1B&start=&animatedTitle=&iframe=0&additionalInfos=0&autoPlay=0&hideInfos=0
LILY ALLEN – Smile
Enviado por early21. – Veja mais vídeos de música, em HD!

O trabalho mais recente de Sophie Muller foi dirigindo o clipe de “Did It Again”, de Shakira. Misturando imagens relaxantes da cantora em uma sauna com uma luta que junta kung-fu, street dance e Kama Sutra, é sem dúvida o vídeo mais agitado da carreira da diretora.

Seja contando histórias de amor ou abusando do estilo burlesco, Sophie Muller é uma das mais competentes diretoras de videoclipe em atividade.

Esta entrada foi publicada em Principal com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Videografia: Sophie Muller

  1. Raphael diz:

    rsrsrsrs
    Eu nunca tive pena do cara de Smile. :p
    Olha que legal: pela primeira vez eu conheço mais de um clipe! 50% na verdade!!!!

  2. Fernando diz:

    O videoclipe de ” Hips Don´t Lie” da Shakira também foi dirigido pela Sophie Muller. Nele também se encontram todas as características da diretora, em um ambiente étnico-folclórico-latino-de-butique,rs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s