Qual é a maior cantora do mundo em atividade?

Um dos posts mais acessados aqui do blog é o “Qual é a maior banda do mundo em atividade?” Lendo os comentários, dá pra ver que é um assunto polêmico não só porque envolve gostos e preferências, mas também porque escolher o “maior” de qualquer coisa em termos de arte é sempre complicado.

Mas pra continuar o assunto, que tal cogitarmos agora qual é a maior cantora em atividade? Lembrando que aqui a questão não é escolher a melhor (até porque sobre isso não há dúvida), mas sim qual a maior – levando em critérios quesitos objetivos (vendas de disco, sucesso em turnês, história etc). E já que é pra ser a maior da atualidade, a cantora tem de se mostrar relevante para os dias em que vivemos. Novamente do auge da minha presunção e tentando ser o mais objetivo possível, aqui vão cinco finalistas. Quem você escolheria para ser a maior? Ou existe uma outra? Os comentários estão aí pra isso mesmo!

BEYONCE

beyonce_rollingstone_cover

– Tempo de carreira: Assinou seu primeiro contrato musical em 1996.

– Total de discos vendidos: 11.2 milhões de discos em carreira solo, mas com seu ex-grupo Destiny’s Child, soma um total de 130 milhões de cópias, contando álbuns e singles.

– Qualidade do trabalho: Considerada pela Billboard a cantora mais bem-sucedida dos anos 2000. Seu disco de estreia em carreira-solo, Dangerously in Love, é considerado um dos mais influentes da década.

– Clássicos incontestáveis: Crazy in Love

– Vendas do último disco: I Am… Sasha Fierce vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo todo.

– Qualidade do último disco: Nota 62 no Metacritic, com críticas geralmente favoráveis.

– Turnê mais recente: A turnê I Am… Tour, que passou pelo Brasil, rendeu mais de 100 milhões de dólares.

– Característica especial: Juntamente com seu marido Jay-Z, forma o casal de ouro do R&B. Alguns a proclamam a sucessora de Michael Jackson.

BRITNEY SPEARS

britney_spears_rolling_stone_magazine_cover

– Tempo de carreira: Assinou com a Jive Records em 1997 (não contamos o período em programas infantis de TV).

– Total de discos vendidos: Mais de 100 milhões de cópias no mundo todo. É a artista que mais vendeu discos na década.

– Qualidade do trabalho: Sua música pop descompromissada vem recebendo mais reconhecimento agora, especialmente as canções do início da carreira. Seu único disco reconhecido pela crítica é Blackout.

– Clássicos incontestáveis: Baby One More Time

– Vendas do último disco: Circus vendeu em torno de 8 milhões de cópias apenas nos EUA.

Qualidade do último disco: Nota 64 no Metacritic, com críticas geralmente favoráveis.

– Turnê mais recente: A Circus Tour rendeu mais de 130 mihões de dólares. É a 5a turnê mais rentável de uma artista feminina da história.

– Característica especial: O comeback da cantora após sinais da insanidade em 2007 apenas aumentou o interesse da mídia e do público.

CELINE DION

celine_dion_people_cover

– Tempo de carreira: Desde 1981 cantando em francês e 1990 em inglês.

– Total de discos vendidos: Mais de 200 milhões de cópias no mundo todo.

– Qualidade do trabalho: A cantora é reconhecida especialmente por canções românticas e por seu alcance vocal.

– Clássicos incontestáveis: My Heart Will Go On

– Vendas do último disco: Taking Chances vendeu cerca de 4 milhões de cópias no mundo todo.

Qualidade do último disco: Nota 53 no Metacritic, com críticas mistas ou medianas.

– Turnê mais recente: A Taking Chances World Tour rendeu cerca de 280 milhões de dólares, sendo a segunda turnê mais bem-sucedida de um artista solo.

– Característica especial: Entre 2003-2007, a cantora se apresentou exclusivamente em Las Vegas com o show A New Day. Apesar do risco, a decisão revelou-se uma das mais rentáveis da história recente do showbiz.

LADY GAGA

lady-gaga-rolling-stone-magazine-cover

– Tempo de carreira: Desde 2005, primeiro como compositora e depois cantora.

– Total de discos vendidos: Mais de 15 milhões de discos vendidos no mundo todo.

– Qualidade do trabalho: A cantora é vista como uma grande inovadora do pop, menos por sua música e mais por suas características performáticas e superproduções em termos de videoclipe.

– Clássicos incontestáveis: Com pouco tempo de carreira, talvez possamos arriscar Poker Face.

– Vendas do último disco: The Fame, seu único álbum só com inéditas, vendeu cerca de 14 milhões de cópias.

– Qualidade do último disco: Nota 71 no Metacritic, com críticas geralmente positivas.

– Turnê mais recente: A Monster Ball Tour está em andamento, com a última parte da turnê prevista para encerrar na primeira metade de 2011. Estima-se que ao final ela terá rendido cerca de 200 milhões de dólares.

– Característica especial: Bateu os recordes da Billboard, sendo a artista com maior número de singles de um primeiro disco no topo da parada.

MADONNA

madonna_newsweek_cover

– Tempo de carreira: Desde 1982.

– Total de discos vendidos: 300 milhões. É a cantora comercialmente mais bem-sucedida da história.

– Qualidade do trabalho: A música de Madonna tem um reconhecimento geral da crítica pelas letras provocadoras e pela cantora ter lançado várias tendências. Foi a primeira cantora feminina a se tornar ícone do pop.

– Clássicos incontestáveis: Like a Virgin, Material Girl, Like a Prayer, Vogue.

– Vendas do último disco: Hard Candy vendeu cerca de 4 milhões de cópias no mundo todo.

– Qualidade do último disco: Nota 65 no Metacritic, com críticas geralmente favoráveis.

– Turnê mais recente: A Sticky & Sweet Tour, que passou no Brasil, rendeu mais de 400 milhões de dólares, sendo a mais bem-sucedida turnê de um artista solo da história.

– Característica especial: Está presente no Rock & Roll Hall of Fame. Seu legado na música pop é fonte de influência para inúmeras cantoras. Seu The Immaculate Collection é o álbum de “greatest hits” mais vendido da história.

OUTRAS MENÇÕES HONROSAS: Mariah Carey, Rihanna, Shakira, Katy Perry, Taylor Swift, Shania Twain.

Esta entrada foi publicada em Music! Makes the people... com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

12 respostas a Qual é a maior cantora do mundo em atividade?

  1. Raphael diz:

    Alguns estilos estão misturados, afinal Beyoncé e Celine Dion são cada uma de estilo diferente das demais. Sempre achei que Beyoncé desperdiça seus vocais com R&B e letras “I’m too hot for you but I love you, if you don’t treat me right another one will come instantly and I’ll never think of you”.

    Celine Dion é a única Diva do Pop (sem contar a Aretha do link) e vender 200 milhões de cópias quando sua prórpia gravadora não te divulga é um marco.

    Lembro quando uma revista financeira colocou Madonna em sua capa na época do lançamento de Hard Candy e considerou a mutação da cantora “it’s as if the same person invented Nike, Coke and Microsoft.”

    Lady Gaga é a única fogo de palha nessa lista e, como compositora, já foi rejeitada até por Britney Spears (quem gravou originalmente Telephone para o álbum Circus, junto com Quicksand e as descartou).

    Rihanna um dia desestirá. Temo o que virá antes disso.

    Katy e Taylor são muito teenagers, nunca ouvi.

    Shania é a caipira que se deu bem. Gosto dela, embora todas as músicas de coletânea saiam sempre do mesmo álbum.

    Shakira finalmente fez o que ninguém fez: agradar a todos seus fãs com seu último disco. Pois inovou e copiou TODOS seus estilos anteriores em Sale El Sol.

    • Anderson diz:

      Mesmo sendo com estilos variadas, ainda dá pra colocá-las no guarda-chuva do pop. O comentário sobre a Beyonce foi o melhor hehehe E Rihanna tem duas músicas boas, mas já tá irritante. Mas pra mim ninguém supera Katy Perry em ruindade. ô praga! A Shania vendeu tudo com o Come on Over e sumiu do mapa. A Shakira é fofa, gosto dela (apesar das letras loucas). Adorei que vc passou batido pela Mariah hahahha

  2. Raphael diz:

    eu ia encerrar com “Note que não falei de Mariah. É tudo o que tenho a dizer.”, mas percebi que até isso era demais.

    Já disse que a última música da Rihanna que ouvi foi Don’t Stop the Music. Ela simplesmente não vale a pena o tempo gasto. Salvo Break It Off com o Sean Paul que é addictive.

    Obrigado por me lembrar do nome do Come on over.
    😉

  3. Lili diz:

    Madonna, claro. Gosto muito dela, mais do que das outras, mas não é por isso que a escolho como maior cantora. É porque realmente acho que não existe outra artista viva como ela. Ponto! Penso que Lady Gaga e Britney só existem porque ela existiu antes. Celine e Beyonce são outra história, mas ainda assim, não consigo enxergar nas duas uma relevância cultural maior do que a de Madonna.

  4. O Bicho Furioso diz:

    Madonna, definitivamente. Abriu caminho para tudo o resto que veio a seguir e que vale a pena (lamento, mas…Celine Dion? Alguém que me dê um nome relevante para hoje que cite Celine como uma grande influência na vida e calar-me-ei para sempre sobre ela…). E sim, até a própria Beyoncé precisou da Madonna para estar onde está hoje…

    E sim, a Madonna nem sequer sabia cantar quando começou…e mesmo assim conseguiu influenciar meio mundo (e ser odiada pela outra metade, o que é igualmente bom).

  5. Vinícius P. diz:

    Madonna, evidente. Ótima seleção! Só a Celine Dion que tá na tumba ultimamente… – e não sabia que ela fazia TANTO sucesso ainda, mas “Taking Chances” é ótima pra ouvir dirigindo (“But what do you say to taking chaaances? What do you say to jumping off the eeeeedge?”).

  6. Cloe diz:

    Madonna!!

    Sem mais.

  7. jessyca diz:

    A britheney & a beyonce estão sempre lindas as cantoras populares todos gostam delas!

  8. Raphael diz:

    Bicho Furioso,
    Existem artistas que estabelecem carreira sem precisar chocar a mídia (pode até nem parecer, mas houve um tempo que isso era o normal). E, uma pessoa relevante seria a própria Beyoncé que, na época que baseava sua carreira em sua voz ao invés de seu corpo, disse, sim, que Celine era uma grande inspiração; há até uma versão das duas juntas cantando Emotion/When the Wrong One Loves You Right.
    Por mais fã de Madonna que eu seja, experimente assistir à Sticky & Sweet Tour e logo após a Taking Chances World Tour e, se você me disser que prefere o tratamento dispensado por Madonna, você não tem a menor apreciação pela boa educação e respeito.

  9. O Bicho Furioso diz:

    Citando as minhas próprias palavras, “Alguém que me dê um nome relevante para hoje que cite Celine como uma grande influência na vida e calar-me-ei para sempre sobre ela…”…

    …portanto, calei-me. (com grande pena minha, porque ADORO falar!)

  10. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  11. mister marcello diz:

    lady gaga devia ficar em primeiro, ela foi a unica mulher À ter um musica escutada mais de 1 milesimo de vezes(born this way), quando tem VMA o clipe bad romance sempre ganha a categoria de melhor video!!! vc arassa lady gaga!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s