Fotógrafos: Mert & Marcus

Gisele_bundchen_mert_marcus_cavalli

Mert Alas e Marcus Piggott formam a dupla mais requisitada da fotografia de moda da atualidade. Nenhum outro fotógrafo hoje consegue unir um despojamento contemporâneo a uma atmosfera clássica quanto eles. Prova disso é que seus trabalhos estampam desde as páginas das revistas mais modernosas até as campanhas publicitárias das marcas mais conservadoras. No clique abaixo, as minhas fotos preferidas de Mert & Marcus (incluindo algumas semi-NSFW).

Mert & Marcus, diferentemente de outros grandes nomes da fotografia atual, gostam de trabalhar com revistas cult e com um público moderninho bem específico ao invés de se concentrarem apenas nas bíblias da moda. Uma contribuição sólida que eles possuem é com a revista Love, para quem fizeram por exemplo a inesquecível capa com Beth Ditto.

beth_ditto_love_mert_marcus

Na mesma Love, Mert & Marcus também realizaram as comentadíssimas capas com as mais badaladas modelos da atualidade – entre elas Kate Moss, Daria Werbowy e Naomi Campbell – tapadas apenas com tarjas finíssimas.

kate_moss_love_mert_marcus

Love_Daria_Mert_Marcus

Love_naomi_mert_marcus

O mais recente trabalho da dupla para a Love foi clicar Gisele Bundchen como uma bombshell clássica dos anos 50.

LOVE-Gisele-Bundchen_mert_marcus

Outra revista cool com quem Mert & Marcus estabeleceram uma sólida parceria foi a Interview, com inúmeras capas marcantes. Uma das que mais gosto é a de Lindsay Lohan pré-decadência.

lindsay_lohan_interview_mert_marcus

Outra contribuição de Mert & Marcus para a Interview que deu o que falar foi a coleção de fotos estilo “bad girl” que fizeram com Madonna – com direito ao retorno do crucifixo como acessório básico da diva.

Madonna-Mert-Marcus-Interview

Madonna-Mert-Marcus-Interview2

Um dos melhores trabalhos de Mert & Marcus foi o Calendário Pirelli de 2006. Misturando modelos badaladas com figuras do showbiz em fotos coloridas e p&b, a dupla de fotógrafos produziu imagens marcantes de Gisele Bundchen, Kate Moss e Jennifer Lopez.

Gisele_pirelli_calendar_mert_marcus

Kate-Moss_pirelli_calendar_mert_marcus

Jenifer-Lopez-pirelli_calendar_mert_marcus

Jenifer-Lopez_pirelli_calendar_mert_marcus

Com Jennifer Lopez, aliás, Mert & Marcus fizeram a badalada campanha da Louis Vuitton, onde a cantora usava o supermodelo Andres Velencoso Segura como seu boy toy.

louis_vuitton_jennifer_lopez_mert_marcus_andres_segura

louis_vuitton_jennifer_lopez_andres_velencoso_segura_mert_marcus2

Outra cantora que também posou para a dupla de fotógrafos foi Shakira – a maioria das imagens promocionais da fase “She-Wolf” foi trabalho de Mert & Marcus.

shakira_she_wolf_mert_marcus

shakira_mert_marcus

Mert & Marcus também são frequentes colaboradores da Vogue, tanto a edição americana quanto a francesa. Um dos editoriais mais legais feitos por eles foi o que tinha Natalia Vodianova como uma Chapeuzinho Vermelho fashion. O resultado ficou belo, porém um tanto sinistro.

vogue_red_riding_hood_natalia_mert_marcus

natalia_vogue_mert_marcus_red_riding

natalia_mert_marcus_vogue_red_riding

Na Vogue francesa, um recente trabalho da dupla foi um ensaio classudo com Marion Cotillard.

Marion-Cotillard-VOGUE-Paris-mert_marcus

Marion-Cotillard-Mert-&-Marcus-for-VOGUE-Paris

Em termos de campanha publicitária, Mert & Marcus são requisitadíssimos por marcas voltadas para um público mais jovem e informal. Mas nem por isso deixam de lado seu estilo clássico – como provam essas fotos belíssimas com a modelo mais badalada do momento, Lara Stone, para Calvin Klein.

LaraStoneMertMarcusCalvinKlein

calvin-klein_lara_stone_mert_marcus

Para Stella McCartney, brincaram com cartoons num estilo pop (novamente com Natalia Vodianova).

stella_mccartney_mert_marcus_natalia

Uma das minhas campanhas favoritas é a da marca Bvlgari, com Julianne Moore vestindo apenas jóias e leõezinhos.

bvlgari_julianne_moore_mert_marcus

Para a marca DSquared, Mert & Marcus se inspiraram nas polêmicas obras de Damien Hirst (com animais mortos mergulhados em éter) para realizar fotos sexy numa atmosfera que é fetiche puro.

Dsquared_mert_marcus

Dsquared_mert_marcus

Contudo, a marca mais associada ao estilo de Mert & Marcus é Armani. Trabalhando com modelos badalados ou celebridades, os fotógrafos imprimem não só uma extrema sensualidade às imagens, mas também uma atitude despojada. Para a Armani Exchange, por exemplo, Jamie Dornan e Marlon Teixeira encarnaram esse espírito.

armani_marlon_jamie_mert_marcus

armani_mert_marcus_marlon_teixeira

armani_mert_marcus_marlon_teixeira2

As mais famosas fotos de Mert & Marcus para Armani foram as de David Beckham de cueca enrolado numa corda – uma das mais marcantes campanhas publicitárias dos últimos tempos.

david-beckham-emporio-armani-underwear_mert_marcus

david-beckham-emporio-armani-underwear-mert-marcus2

Os atuais garotos-propaganda da Armani Jeans e Underwear são Cristiano Ronaldo e Megan Fox – e ambos também servem de modelos para Mert & Marcus.

ArmaniJeans-cristiano-ronaldo-mert-marcus

ArmaniJeans-megan-fox-mert-marcus

ArmaniJeans-cristiano-ronaldo-mert-marcus2

armani-cristiano-ronaldo-mert-marcus

Até com marcas brasileiras Mert & Marcus vem trabalhando. A Forum, por exemplo, realizou uma badalada campanha de verão com os fotógrafos – estrelando os tops e habitués da dupla: Marlon Teixeira e Natalia Vodianova.

Marlon-Teixeira-Natalia_Vodianova_Forum_mert-marcus
O mais recente trabalho de Mert & Marcus foi a série de fotos para a Interview tendo Naomi Campbell como modelo principal. As imagens tem um quê de máfia russa, meio SENHORES DO CRIME e Steven Klein.

interview_naomi_campbell_mert_marcus

naomi-campbell-mert-marcus

naomi-campbell-mert-marcus2

Sendo os fotógrafos mais requisitados e workaholic do mundo da moda, Mert Alas e Marcus Piggott pelo visto ainda vão nos brindar com muitas outras imagens marcantes e estilosas.

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Fotógrafos: Mert & Marcus

  1. Raphael diz:

    A interview da M, o calendário Pirelli e a campanha da CK com Lara Stone denunciam bastante um estilo quase padronizado o qual fiquei contentíssimo de ver que não se repetiu nas outras fotos em p&b muito menos nas coloridas. O material do She Wolf é maravilhoso, pena que o encarte só contém uma (péssima) foto dela de quatro com as pernas cruzadas.

    O blog tá maravilhoso.😉

  2. livia diz:

    eu ja disse que eu amo esses seus posts sobre fotografos?
    sério seu blog é um achado!não perco uma postagem ha uns 2 anos^^sou sua fã…
    mas,voltando pra esse mundinho da moda…vc não tem vontade de fazer uma série de posts como esse sobre modelos?Mas modelos com m maiúsculo,rsrs,não essas esqueléticas que ninguem lembra nem o nome,modelos como christy,linda,gisele…sei,lá vc é tão criativo e tem um arquivo de fotos tão vasto,acho que seria uma boa idéia pra quando vc tiver com um tempinho livre =D!

    • Anderson diz:

      Oi Livia! Q bom q gosta dos posts.

      Nossa, um post sobre modelos ia me dar um trabalhão louco. Juro q já cogitei isso, mas só de pensar na quantidade de fotos q teria q postar. Quem sabe um dia quando me bater a inspiração…. Abs!

  3. Pingback: Fotografia e moda (IV) – Mert Alas & Marcus Piggott

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s