Fotógrafos: Jean-Baptiste Mondino

madonna-mondino-gaultier

Como centro mundial da moda, a França certamente também teria de servir de berço para grandes nomes da fotografia que estampam as principais bíblias fashion. Entre os principais fotógrafos franceses, o meu favorito é Jean-Baptiste Mondino. Um dos mais requisitados artistas quando o assunto é imprimir uma ideia de sofisticação e refinamento especialmente em campanhas publicitárias, Mondino é referência de uma fotografia mais clássica e sem firulas. No clique abaixo, alguns dos trabalhos que mais gosto de Jean-Baptiste Mondino.

Apesar de ser um artista conhecido internacionalmente, Mondino prefere trabalhar nas edições francesas das grandes revistas de moda e comportamento como Elle e Marie Claire. Mesmo tendo a seu dispor vários dos rostos mais conhecidos do planeta, ele nem sempre abusa da sensualidade como grande parte dos fotógrafos. Um dos editoriais que prova é isso é que fez com Marion Cotillard, num look bem ‘tédio no interior da França’.

marion-cotillard-mondino

marion-cotillard-mondino2

marion-cotillard-mondino3

Também na França, Mondino fez um interessante editorial tendo como tema a música de Charlotte Gainsbourg. As fotos tem um resultado artificial inusitado (com cameo de Beck).

charlotte-gainsbourg-mondino

charlotte-gainsbourg-mondino2

charlotte-gainsbourg-mondino3

Nos EUA, Mondino é constante contribuidor da T Magazine, a revista de moda do New York Times. Seus ensaios fotográficos muitas vezes apelam para o inusitado, fazendo-nos ver rostos conhecidos de uma forma diferente. Nessa categoria, uma foto que gosto muito foi a de George Clooney com a cara suja.

george-clooney-mondino

Também adoro o clique de Javier Bardem e suas lágrimas.

javier-bardem-mondino

Já com Michael Fassbender, Mondino preferiu o look ‘sexy-sujo’.

michael-fassbender-mondino

michael-fassbender-mondino2

Tilda Swinton como uma palhaça sinistra também é uma imagem bastante original.

tilda-swinton-mondino

Mas sem dúvida, a melhor série de fotos feita por Mondino para a T Magazine foi aquela de Quentin Tarantino e Diane Kruger na época de divulgação de BASTARDOS INGLÓRIOS: sexy e fetichista, com direito a Tarantino de salto alto.

tarantino-diane-kruger-mondino

tarantino-diane-kruger-mondino2

tarantino-high-heels-mondino

Uma foto que gosto muito é aquela representando de forma clássica três jovens atores ingleses talentosos: Eddie Redmayne, Aaron Johnson e Ben Whishaw.

aaron-johnson-eddie-redmayne-ben-whishaw-mondino

Jean-Baptiste Mondino geralmente não gosta de trabalhar com fotos alteradas digitalmente de forma muito notória, geralmente preferindo uma composição mais simples. Contudo, um trabalho dele que gosto muito que se aproveita da manipulação é a série de fotos com dançarinos em volta de uma figura estática mais formal. O resultado ficou fantástico.

dancers-mondino

dancers-mondino2

No mundo da publicidade, Mondino é requisitadíssimo por mostrar especialmente mulheres como deusas. Scarlett Johansson, por exemplo, nunca esteve tão bonita como na campanha que fez para Dolce & Gabbana fotografada por Mondino.

scarlett-johansson-mondino

scarlett-johansson-mondino2

Com Charlize Theron, Jean-Baptiste Mondino fez a fantástica campanha do perfume J’adore da Dior. Muitas vezes Mondino é o responsável não só pela fotografia como também dirigir os comerciais para a TV. No caso do J’Adore, o resultado não poderia ter sido melhor porque além das lindas fotos, Mondino e Charlize também realizaram o comercial mais sexy de todos os tempos.

charlize-theron-mondino

Mondino é frequente colaborador de Jean-Paul Gaultier e o fotógrafo está por trás de várias campanhas publicitárias do estilista francês. Lembro do pequeno escândalo quando saíram as fotos do perfume Fragile, em que a modelo muito branca tinha seus seios apalpados.

Mondino-jpgaultier-fragile

As fotos para o campanha do perfume  Madame também fizeram sucesso, em que a modelo da vez era Agyness Deyn ao lado do próprio Jean-Paul Gaultier. O comercial, também idealizado por Mondino, reforça a androginia tão recorrente nas campanhas de Gaultier.

agyness-dey-gaultier-mondino-madame

jean-paul-gaultier-ma-dame-agyness-deyn-mondino

O mais recente trabalho de Mondino para Gaultier foi a campanha publicitária do perfume Le Male, explorando o fetiche dos marinheiros que Gaultier tanto gosta. O comercial de TV é simples mas também incrivelmente sensual, especialmente porque é muito mais sugestivo que apelativo.

Le-Male-Gaultier-Mondino

Falando em Gaultier, a foto que abriu o post é uma da mais clássicas da carreira de Jean-Baptiste Mondino: Madonna em pose orgásmica para a campanha publicitária da Blonde Ambition vestindo o famosíssimo corpete com cones nos seios. Mondino é recorrente colaborados de Madonna, tendo trabalhado com a rainha do pop em diversas ocasiões, em especial dirigindo vários clipes fantásticos: o espetáculo voyeurístico de ‘Open Your Heart’, o auto-referencial ‘Hollywood’, o S&M irônico de ‘Human Nature’, o faroeste eletrônico de ‘Don’t Tell Me’ e, obviamente, o explosivo ‘Justify My Love’.

Mondino já clicou Madonna em várias ocasiões, mas dessa colaboração a fase que mais gosto é do período ‘Music’, em que o fotógrafo praticamente definiu um dos looks mais famosos da cantora: a cowgirl pop. O encarte do álbum ‘Music’ é composto de fotografias de Mondino, além dele ser responsável também por um ótimo editorial que saiu na Rolling Stone na mesma época.

madonna-music-mondino

music-madonna-mondino

madonna-rollingstone-music-mondino

Madonna-music-rollingstone-mondino

Em resumo, Jean-Batiste Mondino é um dos mais competentes fotógrafos de moda em atividade, com trabalhos belíssimos que se estendem também ao mundo dos comerciais e também do videoclipe.

Esta entrada foi publicada em Principal com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

7 respostas a Fotógrafos: Jean-Baptiste Mondino

  1. Raphael diz:

    Conheço o trabalho dele pelas fotos da Madonna, mas gostei muito dos comerciais, embora achei a ideia do J’adore e do Madame bem parecidas com essa questão de se livrar do que acham normal para mulheres. Acho que por isso que gostei tanto do Le Male, por retratar uma cena que acontece quase a cada esquina. As fotos do Music salvam o encarte sem letras, mas esse comentário fica para outro post.😉

  2. É aquela coisa: já tinha visto muitas dessas fotografias, mas nunca me interessei em saber quem era o responsável por elas. Por isso mesmo adoro essa série do blog! Sensacional essa da Tilda.

  3. Pingback: Necessários da semana | Necessárias

  4. Srta. Bia diz:

    Mondino é realmente maravilhoso! ótima seleção!

    E hoje fui tuitar esse post e percebi que você deletou o @Perseu. Até perguntei para a Gisele o que aconteceu. Tá com perfil novo?

  5. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  6. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s