Fotógrafos: Nick Knight

nick_knight

Em um mundo em que a manipulação digital de imagens se torna cada vez mais onipresente e criticada, o trabalho do fotógrafo inglês Nick Knight poderia ser erroneamente classificado como mais um sub-produto da dependência exagerada do Photoshop. No entanto, a conceitualização das imagens de Knight usa elementos digitais para realçar o aspecto artístico das fotos. Vários dos trabalhos do fotógrafo chamam atenção pelo inusitado e surpreendente do resultado – que pode ser o da elegância clássica ou o do simplesmente bizarro. No clique abaixo, minhas fotos (NSFW!) favoritas de um dos grande inovadores da fotografia contemporânea.

Nick Knight começou a chamar a atenção na Inglaterra no início dos anos 80 com um livro polêmico que retratava a cultura (?) skinhead. O livro sofreu inúmeras críticas na época mas hoje é considerado um retrato realista do submundo da intolerância britânica. Curiosamente, Knight depois abandonaria completamente essa estética documental na fotografia.

skinhead1

skinhead3

Posteriormente, Knight entrou para o mundo da fotografia de moda. Contudo, o trabalho do fotógrafo casou perfeitamente com estilistas ditos de vanguarda, dando uma aura ainda mais contemporânea às suas criações pouco usuais. A estética contemporânea e bastante ousada de Yohji Yamamoto, Jil Sander, Alexander McQueen e John Galliano se devem bastante às imagens criadas por Nick Knight.

No caso de Yamamoto, Knight foi um dos grandes responsáveis por tornar o estilista japonês conhecido no Ocidente devido a uma excepcional campanha que realçava o mesmo tempo o clássico e o moderno através de um jogo ousado de cores e sombras (só eu que acho parecido com Wong Kar-Wai?). O resultado mais parecia uma pintura, e acho curioso o lado oriental da imagem ser mais do que realçado.

yohji-Knight

yohji2_knight

yohji3_knight

Trabalhando com Alexander McQueen, Nick Knight talvez tenha inovado a maneira através da qual as campanhas de moda fossem exploradas pelas revistas. Suas fotos mais tinham a ver com uma exposição de  arte moderna do que com vender roupas, o que fez com que tanto o artista quanto Alexander McQueen ficassem vistos durante muito tempo como prisioneiros do nicho dos ‘moderninhos’. Hoje as fotos desse período são cultuadas, como a de Devon Aoki com o grampo na testa (que acabou sendo capa do livro de fotografias de moda de Knight).

nick_knight_aoki

A foto da ‘explosão de luz’ também é impactante, especialmente porque o conceito se sobrepõe (e muito!) ao anúncio das roupas, lembrando um pouco o trabalho de David LaChapelle.

nick_knight_mcqueen

Um dos trabalhos mais chocantes de Nick Knight é o editorial “War”, feito para a revista Big em 1997. As fotos na verdade tem um grande apelo especialmente pelo espetacular uso das cores: os modelos são negros, com roupas brancas, envoltos em tinta preta e vermelha. Na verdade a violência das imagens é apenas sugerida, mas o uso das tintas imitando sangue em meio a poses brutais dos modelos dá uma sensação de movimento bem perturbadora.

war-nick-knight

war2-nick-knight

Knight realmente virou estrela da fotografia de moda quando foi chamado no fim dos anos 90 para dar um look moderno às campanhas da Dior, na época estreando seu novo estilista: John Galliano. O resultado foi juntar o glamour clássico da famosa maison francesa com a marca ousada do designer espanhol.

dior1_01

dior1_02

Opera_coat_NickKnight

Ficaram famosas as imagens feitas para a campanha da Dior com modelos em meio a luzes e brilhos criados digitalmente – a que tinha Gisele Bundchen foi uma das mais divulgadas.

dior_gisele_nick_knight

Um dos editoriais mais polêmicos clicados por Nick Knight foi aquele em que os modelos eram deficientes físicos: pessoas sem braços, sem pernas (ou com os membros mecânicos) foram mostrados numa atmosfera  artística, alguns como se fossem estátuas (a da ‘Vênus de Milo’ é bela e um tanto mórbida também). Muitos criticaram a exploração da deficiência, enquanto outros elogiaram o trabalho de Knight afirmando que finalmente alguém combatia o preconceito contra os deficientes.

nick-knight1

nick-knight2

nick-knight3

nick-knight4

Em 2004, Nick Knight foi o fotógrafo responsável pelo badaladíssimo calendário Pirelli e os devaneios digitais que habitam um mundo de sonho foram a tônica das imagens sexy, porém virtuais. A sensualidade das fotos brota da imensa artificialidade que há nelas.

pirelli-knight

pirelli-knight2

pirelli-knight3

pirelli-knight4

Há um editorial belíssimo que Nick Knight fez com Natalia Vodianova para a Vogue com uma temática outonal que pra mim está entre os trabalhos de maior destaque do fotógrafo.

knight-vodianova

knight-vodianova2

knight-vodianova

O trabalho mais bizarro de Knight foi um editorial para a revista Arena Homme com modelos todos vestidos com Galliano. Modelos com corpos pintados, minotauros homoeróticos e máscaras sinistras formam o conjunto dessas fotos que dão até medo.

knight-arena

knight-arena2

knight-arena3

Recentemente, Knight se juntou a outro estilista visionário – Gareth Pugh – para uma campanha para a Mercedes, e adorei o resultado futurista.

knight-mercedes1

Um dos últimos trabalhos de Knight foi clicar os finalistas do VMan Ford Model Search, curiosamente retornando ao estilo preto-e-branco do início da carreira.

vman3[6]

vman4[6]

Atualmente, Nick Knight é um dos principais contribuidores (e criador) da SHOWstudio, uma das mais influentes revistas de moda eletrônicas. Seus trabalhos exibidos online ou em editoriais de moda continuam a deixar uma grande marca no que há de mais moderno em termos de fotografia.

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Fotógrafos: Nick Knight

  1. Camila diz:

    Extraordinário! Não o conhecia, (ou não o reconhecia). Muito bom.

  2. Esse está na lista dos fotógrafos dessa seção dos quais ainda não tinha ouvido falar, mas por essas fotos já deu para notar que é bem ousado.

  3. Wally diz:

    Estou hipnotizado pelo trabalho do cara. Realmente um achado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s