Pop Erudito: Walt Whitman + Levi's

levisgoforthryanmcginle

Para desespero de uns e deleite de outros, os novos comerciais da marca americana Levi’s usam dois marcantes poemas de Walt Whitman (o maior poeta da literatura dos EUA) para vender… calças jeans.

Como essa discussão sobre (arte versus comércio) é tãaaaaaao anos 80, nem vou falar isso aqui. Fato é que os comerciais são extremamente originais e realmente apresentam um frescor que vão além de modelos anoréxicas em produções exageradamente manipuladas digitalmente. Esse frescor é milimetricamente planejado? Claro que é! Mas a criatividade aqui faz toda a diferença para transformar um mero minuto de “compre essa calça jeans” numa pequena pérola artística.

Os dois comerciais, que tem como slogan “Go Forth”, foram ficaram a cargo de Cary Fukunagaque será o diretor da futura versão de Jane Eyre para o cinema. O primeiro comercial usa o poema “Pioneers! O Pioneers!” de Whitman, que em linha geral fala dos exploradores responsáveis pela expansão territorial dos EUA. Usando uma estética que ilustra a aproximação dos jovens com a natureza e o com um aspecto selvagem, a propaganda tem um apelo moderno e ao mesmo tempo poético.

O segundo comercial da linha “Go Forth” é ainda mais simbólico. Usando dessa vez o poema “América”, a propaganda utiliza a voz do próprio Walt Whitman (gravada de forma rudimentar no final do século XIX!) narrando seu texto. É uma América de cunho romântico, mesmo que esse romantismo agora inclua novas identidades que no tempo de Whitman não faziam parte do sonho americano (especialmente os negros, maioria no comercial).

Mesmo com bandeiras dos EUA ao vento, o comercial passa longe da patriotada – começando com a palavra AMERICA em neon quase submersa. Parece haver uma espécie de narrativa, com um empresário engravatado sendo acuado e mostrado com um olhar desesperado. Claro que ele não se encaixa no modelo de consumidor da Levi’s – o belo e endinheirado de 18 a 34 anos que faz a alegria de qualquer marca de roupas. Talvez por isso esse segundo comercial seja tão esperto: acaba nos convencendo que os verdadeiros norte-americanos e aqueles que fazem parte do público alvo da empresa são a mesma pessoa.

A campanha “Go Forth” também está sendo usada na mídia impressa, com fotografias de um tom lírico clicadas por Ryan McGinley e com alguns trechos de poemas de Whitman também.

levis-go-forth-ryan-mcginley-

Para aqueles que acham isso o exemplo máximo da massificação da maior voz poética da literatura norte-americana, tornando arte em comércio, só resta pegar as tochas. Mas há de se admirar a criatividade e o talento por trás da criação dessas (e porque não?) também belas obras de arte.

Esta entrada foi publicada em Estante, Pop Erudito, Pop Q Pensa com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a Pop Erudito: Walt Whitman + Levi's

  1. Wally diz:

    Adoro estes seus posts. Só aqui para eu ler sobre este mundo.

  2. asnalfa diz:

    Tb amo seus posts sobre essa tematica!!!
    Amo comerciais de griffs… Acho tao classe media. E banhado com Whitman fica melhor ainda. Dúvido que mais de 10 brasileiros saibam quem foi esse barbudao…. Sequer conhecem Pessoa. Ficamos no fim da lista do Pisa..
    bjos

  3. karine diz:

    Eu gostei muito.🙂 Os dois comercias ficaram bonitos. Aliás, nem parece coemrcial.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s