Fotógrafos: Horst P. Horst

horst-ballerina

Um dos grandes fotógrafos de moda de todos os tempos e um dos meus favoritos é Horst P. Horst. Seu trabalho para a revista Vogue é histórico, e até hoje vários artistas lhe prestam homenagem através de inúmeras citações visuais em filmes, videoclipes e, obviamente fotografias. No clique abaixo, os trabalhos de Horst que mais admiro. E é claro: algumas fotos NSFW!

Talvez a característica principal das imagens criadas por Horst P. Horst seja uma obsessão com uma perfeição grega na composição, em que as poses milimetricamente ajustadas dos modelos dão uma sensação de leveza e naturalidade. É a beleza elegante, onde parece que a roupa e a mulher são uma coisa só.

corset-horst

Nesse estilo, a foto mais célebre de Horst é o “Mainbocher Corset” (acima). Com sua perfeita composição de luz e sombra, a imagem apesar de sua aparente pureza e inocência (uma jovem sobre o mármore branco) ilustra um notório mistério e sexualidade. O “Mainbocher Corset” é uma das mais enigmáticas fotos da história, e já foi homenageado de diferentes formas, em especial no clipe de “Vogue” (clipe favorito #11) de Madonna, digirido por David Fincher.

Outra das minhas fotos favoritas e tão enigmática quanto o “Mainbocher Corset” é a dos nadadores, publicada na Vogue americana. Novamente, o rosto não é mostrado e o contraste do preto e branco realça a aparente melancolia da imagem.  Essa foto é capa de uma belíssima edição da Penguin de “The Great Gatsby” de F. Scott Fitzgerald.

swimmers-horst

Outra foto de estilo parecido é a da mulher retirando o vestido.

horst-dress

O fotógrafo nem precisava mostrar todo o corpo feminino para dar forma à imagem de forma harmônica. Prova disso é a incrivelmente original foto das mãos – a cor das unhas e das próprias mãos em preto e branco são de composição brilhante.

horst-hands

As mãos também serviam muitas vezes de moldura natural para o rosto das modelos, como ilustrado também essa famosa foto.

horst-face

Mas era através do glamour das roupas que Horst realçava completamente a beleza e o movimento do corpo feminino.

horst-shadow

horst-post

horst-city

horst-fur

Em suas fotos mais coloridas, também prevalece um cuidado especial de Horst com a simetria das imagens, especialmente porque há uma precisão geométrica no posicionamento das modelos e dos objetos que as rodeiam.

horst-newspapers

horst-ball

Horst em várias fotos também remete claramente a um ideal artístico neoclássico, seja através de modelos próximas de quadros ou instrumentos  musicais antigos, ou simplesmente através de fotos de naturezas-mortas.

horst-frame

horst-harp

horst-pictures

horst-still-life

Horst também fez belíssimos trabalhos de nu feminino, sempre realçando o elemento das curvas femininas  e a posição das mãos.

horst-nude

Dos seus nus, talvez o mais famoso provavelmente seja aquele da odalisca, onde o exotismo da modelo é mostrado de forma superior e altamente erótica.

horst-odalisque

horst-odalisque2

O fotógrafo também fotografou nus masculinos, novamente trabalhando com o aspecto do misterioso construído especialmente através do contraste luz/sombra.

horst-male-nude

horst-male-nude2

Horst P. Horst também foi responsável por fotografar figuras famosas do início do século XX, especialmente atrizes, aumentando ainda mais o espírito de glamour e sofisticação que envolvia essas estrelas. Entre elas estão Joan Crawford, Gene Tierney e Ingrid Bergman.

horst-joan-crawford

horst-gene-tierney

horst-ingrid-bergman

Mas das fotos de ícones do século passado, nenhuma é mais famosa que a de Coco Chanel.

horst-coco-chanel

Ainda hoje, quando se fala nos maiores nomes da fotografia de moda clássica, não há dúvida que Horst P. Horst está entre os grandes.

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Fotógrafos: Horst P. Horst

  1. Seu site é um achado! Adorei!

  2. mel diz:

    concordo com vc!
    achei ha um ano e meio atras e nunca perdi um post!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s