Top 10 – Músicas sobre domingo

Domingo talvez seja o dia da semana que mais serve de matéria-prima para a música, geralmente com canções pra lá de tristes. Essa lista aqui é das melhores músicas sobre esse dia tão amado e detestado:

10 – DOMINGO (Titãs)

Essa música pra mim é bem nostálgica, me lembra o fim do meu segundo grau. E acho a letra legal (apesar de um tanto óbvia) por ter uma pontinha melancólica. Essa versão do vídeo é melhor que a original por ser algo suingado, o que combina mais com um domingo preguiçoso.

9- SUNDAY MORNING (Maroon 5)

Falando em versão suingada, essa música do Maroon 5 é a típica música ‘fofa’ pra gente ficar feliz (especialmente com o clima karaokê do clipe). Música boa pra domingo com feriado prolongado na segunda.

8- EASY (Faith No More)

OK, sei que a música é dos Commodores mas eu prefiro essa versão do Faith No More (que eu aprendi numa aula de inglês do colégio!) Já vi muita explicação doida pra essa música, mas pra mim trata da felicidade do cara em ser sozinho, já que a mulher com que estava parecia ser uma chata – daí ele se sentir ‘easy like a sunday morning’.

7- SUNDAY MORNING (Velvet Underground)

Essa música me faz pensar em alguém acordando com uma ressaca gigante em algum hotel fuleiro de Nova York, num dia bem frio. A versão da música abaixo, com apenas Lou Reed e sua voz gutural, aumenta o clima deprê da melodia.

6- SUNDAY MORNING CALL (Oasis)

A balada mais bonita da banda também tem como tema uma manhã de domingo. Essa música me inspirou em vários momentos ‘down’, principalmente por causa da letra que fala bastante das incertezas que surgem da profunda insegurança que sentimos às vezes.

5- DOMINGO (Maria Bethânia)

tua

A música mais bela do mais recente disco da cantora, “Tua”. “Se o amor quer me deixar / me deixe num domingo/ Eu não vou reclamar/ E posso até achar / Que ficar só é lindo.” O arranjo é um arraso, e em termos de interpretação não existe ninguém como Bethânia. Cada palavra é como uma facada. Clique na foto pra ouvir.

4- SUNDAY BLOODY SUNDAY (U2)

Diferente das outras músicas da lista, essa canção não fala do domingo de formal geral mas de um domingo específico – o triste episódio do Bloody Sunday ocorrido na Irlanda em 1972. Mais do que uma canção, é um verdadeiro hino do rock. Se o Bono de então visse o que o Bono de hoje anda fazendo, tomaria um susto.

3- SUNDAY MORNING (The Bolshoi)

Se é pra falar de manhã de domingo, pra mim nenhuma bate essa. Na verdade, ela parece mesmo como geralmente é um domingo pela manhã: finge ser animada, mas na verdade tem uma pontinha de tristeza escondida. Cult demais.

2- EVERYDAY IS LIKE SUNDAY (Morrissey)

Apenas o domingo não é ‘silent and grey’ o suficiente para Morrissey – todos os dias são assim.

1- GLOOMY SUNDAY (Billie Holiday)

A música perfeita para o domingo só podia estar mesmo na voz de Billie Holiday. Na letra, se fala da morte da pessoa amada e das atitudes extremas que podem ser tomadas para reencontrá-la. Inesquecível, e de dar um frio na espinha. Nem a música do Fantástico consegue ser mais deprimente.

Esta entrada foi publicada em Music! Makes the people..., Top Ten com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

10 respostas a Top 10 – Músicas sobre domingo

  1. marcus diz:

    Eu gosto muito de Sunday do Sonic Youth.

    Easy me lembra uma versão que o Vertigo (ex-banda do Dinho Ouro Preto) e Viper apresentaram num Programa Livre em meados dos anos 90 chamada Denise.

  2. Como fã do Oasis, prediro Sunday Morning Call. O clipe é muito legal. Totalmente UM ESTRANHO NO NINHO.

  3. Xico diz:

    Mais que música sobre domingos, esse dia da semana realmente é tão desnecessário. Ainda mais morando em uma cidade interiorana onde não há absolutamente nada para se fazer.

  4. E o Sunday Bloody Sunday dos U2?

  5. Wally diz:

    Meu voto vai para “Sunday Bloody Sunday”, que é perfeita!

  6. Pausa pra minha morte com Sunday Morning Call e Everyday is Like Sunday.

    Também gosto demais de Sunday Morning do No Doubt. =B

    Adoro seu blog.😉

  7. Essa foi uma das melhores listas que já vi no Rosebud.

  8. fabricio alves diz:

    Morryssey : the best

Deixe uma Resposta

