Top 10 – Músicas da Madonna

Comemorando hoje o aniversário de Madonna e o lançamento de seu novo álbum de grandes sucessos “Celebration”, um Top 10 das minhas músicas preferidas da cantora:

10- Ray of Light

madonnarayoflightsingle

Permanece uma das melhores letras da cantora e ela já disse ser a canção favorita de toda sua carreira.

9- Material Girl

materialgirlsingle

De todas as personas encarnadas por Madonna, essa é a que conseguiu ser a mais duradoura. Música símbolo do materialismo desmedido dos anos 80, mostra a esperteza da cantora de sempre captar e manipular o espírito de sua época.

8- Bad Girl

madonnabadgirl

Um single pouco conhecido do disco Erotica. Ao mesmo tempo que fala de desilusão amorosa, trata do comportamento ‘bitch’ que sempre foi associado à Madonna. O pianinho do início é matador.

7- Oh Father

singleohfather

A música mais triste de Madonna, revisitando temas religiosos e familiares. O pai, o marido, o padre e Deus são meros desdobramentos de figuras repressoras causadoras de amor e sofrimento na mesma escala.

6- Express Yourself

madonnaexpressyourself

A música que confirmou Madonna como a musa  maior do pós-feminismo. O reverso de “Material Girl”, é um hino sobre auto-afirmação feminina, mas que não excluiu a importância do homem – mesmo que o papel dele seja ‘make you feel like a queen on a throne’.

5- Frozen

Madonna-Frozen-single

As referências eletrônicas da fase ‘Ray of Light’ se unem perfeitamente ao mais descarado pop nessa melodia triste sobre desamor.

4- Borderline

Borderline_Single

Referências sutis ao orgasmo em letra aparentemente boba mas espertíssima que coloca ‘Like a Virgin’ no chinelo. Da fase inicial da cantora, nenhuma música é melhor que essa.

3- Secret

madonnasecret

O subestimado “Bedtime Stories” rendeu várias pequenas obras-primas, e essa é a melhor delas. O clima folk/acid jazz combinou muito bem com a voz de Madonna, e o arranjo da canção é belíssimo. Uma das melhores letras também.

2- Like a Prayer

madonnalikeaprayersingle

Uma das mais perfeitas canções pop de todos os tempos, e ainda por cima falando sobre religião. O refrão pra cima, o coro gospel e Madonna mostrando uma nova voz marcaram época.

1- Vogue

madonnavogue

Muito se acusa Madonna de ter roubado tradições e modas de culturas alternativas (negros, gays, latinos). Mas essa síntese de referências não enfraquece sua música e nem faz desmerecer os movimentos que lhe deram origem. O melhor exemplo disso é ‘Vogue’. Usando da sub-cultura nova-iorquina, Madonna fez a música definitiva sobre ‘arrasar na pista de dança’ (um dos temas mais usuais de discografia) e ainda criou toda uma nova mitologia, ousando se colocar no patamar de “Greta Garbo, and Monroe”. Aliada ao clipe e à coreografia, ainda hoje permanece o ponto alto de toda sua carreira.

Esta entrada foi publicada em Music! Makes the people..., Top Ten com as etiquetas . ligação permanente.

9 respostas a Top 10 – Músicas da Madonna

  1. Romulo diz:

    E tem como não amar Vogue?

  2. Tenho que mostrar essa lista ao meu irmão, ele é praticamente um “especialista” em Madonna e tenho certeza que vai adorar, rsrsrs. “Vogue” é mesmo insuperável, apesar de também amar “Ray of Light”. Só uma pergunda: da nova fase (anos 2000), qual é sua favorita?

  3. Eu curto muito Madonna. Principalmente Like a Prayer. Mas mesmo assim Smiths tem mais a ver comigo. rs

    E Anderson, dá uma passada lá no blog que tem um selo pra vc, se tu quiser.

  4. Wally diz:

    Eu costumava ouvir mais Madonna, que simplesmente adoro. Seu post me inspirou a baixar alguns de seus álbuns. Olhando aqui no iTunes, tenho poucas músicas. “Vogue” sendo minhas preferida delas, vale dizer.😉

  5. valeria diz:

    É impressão minha ou os homens se identificam mais com a Madonna do que as mulheres? Ou pelo menos expressam sua admiração com mais clareza? Adoro Vogue, de ponta a ponta – cabelo, músculos, figurino, apresentações ao vivo – mas pens também que Express Yourself é talvez a música que encarne mais o “modo de ser madonna”. Talvez pq ela faz o que diz e diz o q pensa esta música parece atemporal e não distoa mesmo quando ela canta loura e com sutiã Gautier.
    Concluindo, repararam que a letra diz o exato oposto de Material Girl? (You don´t need diamond rings/Or eighteen karat gold/Fancy cars that go very fast/You know they never last, no, no/What you need is a big strong hand . Talvez o que seja difícil – ou nem sempre fácil – para nós mulheres seja botar em prática o conselho final e viver solteiras, sozinhas e com dignidade: “You deserve the best in life/So if the time isn´t right then move on/ Second best is never enough/ You´ll do much better baby on your own”. Falei…

  6. valeria diz:

    P.sp.: The Blond Ambition Tour pra mim é um divisor de águas com express yourself , papa don´t preach ( que deveria estar no meu subconsciente quando eu tive minha filha e as velas de like a prayer etc no palco e Vogue pra terminar. Revendo o dvd entendo pq parei aí com Madonna, onde ela não renega o que a fez onde chegou e anucia o que sempre está por vir…

  7. lincoln diz:

    eu gosto muito da madonna curto suas musicas tenho todos os dvds dela acho ela uma mulher incrivel de fibra,corajosa

  8. natalya diz:

    eu pensei que só eu gostasse de bad girl e não a achasse brega !
    oh father também é linda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s