Top 10 – Cenas da década

Com a década faltando pouco pra terminar (estou torcendo pra 2010 ser melhor que 2009 em termos de filmes), já podemos falar das cenas mais marcantes dos anos 2000, não é? Aqui vão as minhas preferidas:

10- Rebekah Del Rio canta “Llorando” em CIDADE DOS SONHOS

Um dos grandes temas do cinema contemporâneo é a questão da manipulação da realidade, e talvez nenhuma cena apresente um questionamento mais profundo sobre o assunto do que esta. Dá pra escrever um compêndio só sobre estes breves minutos: a queda da cantora,  o playback, a reação das protagonistas, a caixa azul. Mas mesmo que isso não importasse, só a música já torna esse momento do filme inesquecível.

9- Final de ANTES DO PÔR-DO-SOL

Começando com a valsinha cantada por Julie Delpy até sua dancinha com “Baby, You’re gonna miss that plane”, é um dos finais de filme mais perfeitos que existem.

8- Elephant Love Medley em MOULIN ROUGE

De todas as cenas musicais do filme de Baz Luhrmann, essa é a mais marcante porque é a que melhor retrata um dos motes principais do filme (usar músicas contemporâneas pra falar de uma história de amor num século XIX imaginário). De Bowie a Phil Collins, de U2 a Paul McCartney, é o atestado de que o verdadeiro amor mesmo que inevitavelmente cafona é extremamente sincero.

7- O beijo do reencontro em BROKEBACK MOUNTAIN

Mesmo que antes da cena os protagonistas já tenham tido uma noite na cabana, é a urgência do sentimento nesse reencontro que acabou ficando marcado como exemplo máximo do amor entre Jack e Ennis. Não tem como negar que o filme é um dos símbolos da crescente aceitação às relações gays nessa década, e a cena funciona como um marco dessa mudança.

6- A Noiva versus os “Crazy 88” em KILL BILL

Roupa amarela, sangue esguichando, máscaras de “Besouro Verde” e Japão de mentirinha. E no meio disso tudo, as lutas mais loucamente coreografadas. Essa cena é como se o público fosse lançado dentro do oceano de referências de Quentin Tarantino. Pode até haver sequências de lutas melhores nessa década, mas nenhuma é mais criativa.

5- “I Drink Your Milk-Shake” em SANGUE NEGRO

Muitas vezes, uma frase inusitada dita de maneira inspirada torna uma cena (ou às vezes um filme inteiro) marcado na mente do espectador. Em SANGUE NEGRO, ocorre isso e muito mais. A  voz e a linguagem corporal de Daniel Day-Lewis em meio àquela sala de boliche kubrickiana dão um aspecto etéreo mas também assustador a toda essa sequência, cujo ápice é sem dúvida a fala do milk-shake. I DRINK IT UP!

4- Crianças acuadas em CIDADE DE DEUS

Por mais que já tenha lido entrevistas de Fernando Meirelles e da preparadora de elenco de como aquelas crianças foram escolhidas e de como a cena foi arquitetada, até hoje me impressiona o realismo brutal de toda a sequência. O choro, a forma em que eles oferecem a mão para levarem o tiro e toda a edição me deixam abalado até hoje.

3- Sam carrega Frodo em O SENHOR DOS ANÉIS – O RETORNO DO REI

Todas as piadinhas sobre a sexualidade de Sam e Frodo vem abaixo com essa que é uma das melhores representações de amizade da história do cinema. Em um momento em que tudo parece perdido, Sam relembra de todas as coisas boas que  eles deixaram pra trás no Condado, como se séculos tivessem passado desde que de lá saíram em sua jornada. E quando tudo parece perdido, seu amor (porque não tem outro nome aqui) pelo seu amigo e, mais do que tudo, seu senso de compromisso, o faz carregar Frodo nas costas. “I can’t carry it for you, but I can carry you” me emociona sempre.

2- Anton Ego come o ratatouille em RATATOUILLE

Essa foi sem dúvida a década da Pixar, que tem em RATATOUILLE sua obra-prima. Anton Ego é um dos grandes personagens do cinema nos últimos tempos, e sua complexidade é atestada na inesperada cena em que finalmente come o prato preparado por um rato. A gastronomia (que no filme serve de grande metáfora para a arte) é a porta que dá acesso não só aos maiores prazeres, mas também ao seu próprio eu. De fazer Freud aplaudir (aliás, aquela caneta que cai não poderia ser mais simbólica não é?).

1- Emboscada no carro em FILHOS DA ESPERANÇA [clique na foto pra ver a cena]

children of men car scene

Várias cenas desse filme poderiam estar nessa lista: a sequência inicial da bomba na cafeteria, a cena do parto, o ataque ao prédio com o choro da criança, e (as minhas favoritas) os dois diálogos entre Clive Owen e Danny Houston – um com o Davi de Michelangelo com a prótese ao fundo, e o outro com o balão do porco à la Pink Floyd na janela. Mas entre todas as sequências criativas orquestradas de forma genial por Alfonso Cuaron nesse filmaço, nenhuma impressiona mais e é mais simbólica do que a emboscada ao carro em que estão fugindo os protagonistas. O fato de toda a cena ser sem cortes é muito mais do que mero virtuosismo: é um atestado da urgência que o diretor quis imprimir nessa grande metáfora de um mundo onde causas são confundidas com baionetas e ideais são trocados por radicalismos. Toda a sequência é uma grande experiência, e quando termina dá uma vontade enome de aplaudir. Mas não o fazemos: estamos devastados com o que acabamos de assistir.

Esta entrada foi publicada em Principal, Top Ten com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

24 respostas a Top 10 – Cenas da década

  1. Concordo com muitas das tuas escolhas.

    Adorei a iniciativa. Será que tenho a sua autorização para fazer a minha lista e publicar semelhante iniciativa lá no CINEROAD? Publicarei um link, obviamente, para o ROSEBUD É O TRENÓ!

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

  2. karine diz:

    Ótima seleção!🙂

    “Baby, you’re gonna miss that plane” me deixa com um sorriso no rosto toda vez que vejo.
    O Sam sempre foi o verdadeiro herói da história, chorei lendo o livro e vendo essa cena.
    Filhos da Esperança foi um dos melhores filmes da década e ninguém quase fala nele.

  3. MaxReinert diz:

    Eu sei que talvez minha escolha seja mais óbvia, mas no caso do Ratatouille eu fico com a cena em que o Ego fala sobre o ato de “criticar”… brilhante e me emociona sempre que vejo!

  4. concordo só com o final de Antes do pôr do Sol como uma das melhores da década. Eleger uma cena de Moulin Rouge como uma das décadas foi a gota final no guarda-chuva furado. Se essas fossem mesmo as cenas da década eu nem assistiria mais filme nenhum.

  5. Essa lista ficou sensacional, se eu fosse fazer uma com as melhores cenas da década sem dúvida muitas de suas escolhas estariam nela. Dentre elas, adoro “Brokeback Mountain”, “Moulin Rouge”, “Filhos da Esperança”, “Ratatouille” e “Sangue Negro”.

  6. Santiago. diz:

    É o meu primeiro comentário neste blog. Admiro bastante o trabalho de vocês, realmente, é de muito bom gosto. Informa e interte os leitores com boas postagens.

    Mas estou aqui para falar desse post. Apenas para provocar, acrescentaria mais três cenas.

    A primeira seria do filme “Réquiem para um Sonho”. Em específico os momentos de alucinações da Sara Goldfarb que sonha em aparecer em um programa de TV, e por isso, se submete a uma dieta que a levará a loucura.

    A segunda seria do filme “Dançando no Escuro”. Em especial, quando Björk (Selma Jezkova)mata o policial (Bill) por ter roubado o dinheiro necessário à cirurgia do seu filho.

    E por último, uma cena do filme “Adeus, Lenin!”. Aqui destaco a última cena quando Daniel Brühl (Alexander Kerner)relembra todo o esforço em manter dentro do quarto da sua mãe o ambiente da Alemanha Ocidental.

    Abraço.

  7. Bruno diz:

    Gostei da lista! Acho que o interrogatório de TDK merecia entrar. E a luta de Oldboy.

  8. asnalfa diz:

    Uma década tem dez anos.
    Um século tem 100 anos.
    Os anos comecaram a ser cotnados a partir do 1 e nao do zero.
    Entao a decada acaba em 31 de dezembro de 2010.
    Bjos!

  9. Anderson diz:

    Filipe: Claro q sim! Na verdade, ia adorar ver a sua lista tbm🙂

    Karine: realmente, FILHOS DA ESPERANÇA ainda é pouco comentado. Mas algo me diz q ele será o novo BLADE RUNNER, já sinto um movimento cult com relação a ele.

    Max: Eu tbm amo a cena da crítica, aquilo é um manifesto. Aliás, o filme todo é demais. Mas é que a cena q escolhi pra mim é o q dá ao filme uma dimensão artística única.

    Thiago: Q mau-humor garoto! Assista os filmes novamente (se já tiver visto todos). Garanto q vai gostar mais😉

    Vinicius: E ainda ficaram faltando muitas, né? Mas essas cenas pra mim não podem faltar.

    Santiago: Obrigado pelos elogios. Adoro todos os filmes q vc falou, mas é q neles acho difícil escolher uma só cena, já que são todos muitos fortes. ADEUS LENIN, nem se fala, sou apaixonado. Talvez nesse filme escolhesse a cena da estátua de Lenin sendo carregada. Não existe nada mais simbólico q akilo.

    Bruno: Até pensei em TDK, mas o filme é todo um grande conjunto, achei difícil destacar uma só cena.

    Asnalfa: Acho q vc não deve ter lido a minha introdução.

  10. Nossa, é muito bonito o beijo do Brokeback Mountain.
    Eu gosto muito da cena do Adeus Lenin que a mãe sai na rua e vê a estátua do Lenin sendo carregada pelo helicóptero. Só de lembrar fico arrepiada.

  11. jeff diz:

    O que eu mais gostei foi que eu já vi os filmes! hehe Eu mudaria a ordem de algumas, mas fato que três entrariam numa lista minha: Moulin Rouge, Brokeback Moutain e Kill Bill [não sei se exatamente essa cena, mas alguma do filme sem dúvida]. Apesar de gostar MUITO de Senhor dos Anéis, incluiria outra cena, como a dos fantasmas lá indo lutar [ficou claro? xD]. E Ratatouille eu não gosto tanto.
    Mas uma grande lista. Gostei MUITO. Parabéns pelo bom gosto.

    []s!

  12. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  13. Pingback: Top 10 cenas da década « Favoritos

  14. Adorei a lista! Não sei se conseguiria condensar apenas 10 cenas, mas gostei bastante das suas escolhas.

    Sugestão: ja que a ideia inicial foi sua, por que não iniciar uma campanha/meme, para rolar neste ano e em 2010 com blogueiros cinéfilos de todo canto escolhendo suas cenas favoritas desta década! Com direito a selinho e tudo! Seria uma forma exelente de trocarmos idéias sobre cinema.

  15. Renan diz:

    Gostei da lista. Ainda não assisti todos os filmes dela, mas até o fim do ano acredito que pagarei minha dívida.
    Gostei do blog. E o nome é show de bola.

  16. Listou grandes filmes. A cena do “Kill Bill” é a melhor. Ah, como já falaram por aqui, a cena da estátua do “Adeus, Lenin!” é ótima também. Bjsbjs

  17. Realmente a cena de Filhos da Esperança é muito boa, embora o filme tenha me decepcionado um pouco.

  18. Pingback: Figuras e figurinos » As cenas da década - Bem Paraná

  19. Diogo diz:

    Gostei da lista. Quando vi o título do tópico, pensei em duas cenas diferentes de filmes que vc citou: em Cidade dos Sonhos, a do Club Silêncio. E Já de Moulin Rouge, gosto mais da cena de Your Song, que é quando você vê nitidamente nos olhos de Ewan e Nicole que eles estão apaixonados. E a cena de Brokeback, pensei na mesma. Só a colocaria em melhor posição, possivelmente entre as 3 primeiras.

    E colocaria na minha lista também o filme dentro do filme de Fale com Ela. Talvez seja a cena mais genial do Almodóvar, pois ele consegue ali contar uma atitude monstruosa do enfermeiro sem com que o publico o odeie.

    Outra grande cena que me veio à cabeça é a introdução de Os Infiltrados, ao som dos Stones… mas dar sugestão pra lista é facil, ne? Parabéns pelo blog, conheci hoje e estou achando excelente.

  20. Luiz Fernando diz:

    Gostei da lista, mas acrcentaria alguma cena de um filme de M. Night Shyamalan (um dos maiores diretores da atualidade) e de O Cavaleiro das Trevas (a entrevista é genial).

  21. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  22. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s