Fotógrafos: Mario Testino

diana_testino_f_004

Mario Testino é como se fosse o ‘fotógrafo de família’ do mundo da moda. Mesmo em suas fotos mais sensuais, há algo que evoca o familiar e o doméstico, como se os modelos estivessem sendo retratados em seus momentos mais naturais e casuais. O trabalho de Testino muitas vezes fica entre e o despojamento de Terry Richardson e o glamour de Herb Ritts, mas mesmo assim tem um estilo próprio. Nesse post, algumas das fotos dele que mais gosto. No click abaixo, algumas fotos NSFW.

Antes de mais nada, Mario Testino é quem de certa forma definiu a imagem de Gisele Bundchen. A modelo já falou em mais de uma ocasião que ele é seu fotógrafo favorito, e isso fica claro nas imagens abaixo para a Vanity Fair, incluindo a edição americana especial com reportagem de capa sobre Gisele.

gisele-testino

giseletoplessonitalienvanityfair

mario-testino-gisele

Das Vanity Fair que tem Gisele fotografada por Testino, contudo, a minha favorita é aquela edição feita no Rio, que mostra a cidade como uma grande orgia. Essa mesma edição ainda contou com figuras conhecidas como Evandro Soldatti, Carlos Freire, Betty Lago e Reynado Gianecchini.

mario-testino-gisele-brazil

carlosfvanityfairbrazilmz3

Muito comentada foi a série de fotos que Testino fez com Gisele para a V Magazine. Pouca roupa era apelido.

gisele-v-testino

Em campanhas de moda, Testino também fotografou Gisele de tudo quanto é forma. A que eu mais gosto é aquela da Versace, em que a modelo se apresenta a uma figura voyeur que nunca aparece.

GiseleBundchenforVersacebyMarioT-1

No entanto, não há dúvida que as fotos mais sensuais feitas por Testino – não só de Gisele, mas de várias outras modelos – são as do calendário Pirelli de 2001, todo clicado em Nápoles. O tema do calendário daquele ano era uma sociedade italiana meio decadente, onde modelos semi-nuas eram mostradas em situações aparentemente cotidianas, com empregados e serviçais à volta fazendo normalmente seu trabalho. Além da foto de Gisele, também adoro a de Ana Claudia Michaels no barco.

gisele-testino-pirelli

testino-pirelli-anaclaudia

testino-pirelli

pirelli-testino

As revistas onde os trabalhos de Mario Testino estão mais presentes são mesmo a Vanity Fair e a V Magazine. Na primeira, além dos trabalhos já citados com Gisele, gosto das fotos com Julia Roberts numa edição da época de lançamento de UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL, e das imagens de Madonna com Rupert Everett quando SOBROU PRA VOCÊ chegou aos cinemas.

mario-testino-julia-roberts

mario-testino-madonna-rupert

Com Madonna, aliás, Testino fez trabalhos marcantes. A começar pela campanha ‘branca’ para Versace realizada em meados dos anos 90. As fotos também foram usados na coletânea de baladas “Something to Remember”.

madonna-versace-testino

madonna-testino-1995

Testino também foi responsável por de certa forma definir o visual da Rainha do Pop na fase ‘Ray of Light’, inclusive na capa desse disco e do single de ‘Frozen’.

madonna-ray-of-light-cover-design

madonna-testino-frozen

O fotógrafo também foi pessoalmente escolhido pela cantora para retratar as primeiras imagens dela com sua filha Lola para a Vanity Fair.

lourdes-testino

Um dos trabalhos mais recentes de Mario Testino para a Vanity Fair foi com a atriz Blake Lively, transformando a moça numa diva hollywoodiana clássica. Belíssimas fotos.

blake-testino

blake-testino2

Na V Magazine, o último trabalho de Testino foi a ‘Swimsuit Issue’ de verão, que muita gente acusou de pornografia chic. Garrett Neff e Naomi Campbell entre outros modelos estão entre os fotografados com pouca roupa.

Vmagazine59NaomiCampbellbyMarioT-1

v59 garrett neff by mario testino

06V59JoshPence-1

Em campanhas publicitárias, além dos trabalhos para Versace com Gisele Bundchen e Madonna, Mario Testino também está associado ao recente visual ‘juventude chic’ da D&G. Seja no campo, num cruzeiro ou em salões da alta sociedade, gosto de como as fotos parecem ser saídas de um álbum de família, sendo extremamente naturais em sua artificialidade.

D&G FW08 By Mario Testino

D&G FW08 By Mario Testino

D&G Cruise

D&G Cruise

D&G Fall Winter Campaign-Mario Testino

D&G Fall Winter Campaign-Mario Testino

Ainda para a D&G, Testino clicou modelos pra lá de conceituados (Naomi mais uma vez, Claudia Schiffer, Eva Herzigova, o brasileiro Fernando Fernandes) aparentemente nus para o lançamentos do perfume ‘Anthology’.

DGfragrance-testino

Mario Testino também tem alguns livros lançados com fotos mais autorais suas. Destes, o mais famoso é “Let Me In”, em que o fotógrafo entra na intimidade de várias celebridades e as clica em clima desconstraído e livre.

testino-letmein

O casal Demi & Ashton é um dos mais presentes no livro, assim como Brad Pitt & Angelina Jolie em momento família e Jake Gyllenhaal no melhor momento ‘álbum do orkut’.

mario_testino_02

brad+pitt+and+angelina+jolie

gyllenhaal-testino

Por mais que o trabalho de Mario Testino seja reconhecido no mundo da moda e das celebridades, nenhuma série de fotos realizadas por ele é mais famosa que o ensaio realizado com a Princesa Diana para Vanity Fair em 1997. Durante o período em que a princesa estava às vésperas de realizar o famoso leilão de seus vestidos, Testino clicou Diana pela última vez com suas roupas preferidas. As fotos se tornaram as mais icônicas da Princesa Diana, que morreria naquele mesmo ano.

mario-testino-diana

diana_MarioTestino_002

diana-testino

As fotos de Diana fizeram tanto sucesso que em 2003 o fotógrafo foi convidado pela própria Família Real para fazer a foto de seu tradicional cartão de Natal.

royal family testino

O próximo trabalho do fotógrafo é o livro MaRIO DE JANEIRO Testino, que confirma a paixão do artista pela cidade.

testino_rio_cover

Um dos grandes nomes da fotografia mundial, Mario Testino consegue – com uma visão sensual ou familiar – mostrar os famosos com a liberdade que raramente eles transparecem.

Se você gostou deste post, também vale a pena conferir:

Fotógrafos: Annie Leibovitz

Fotógrafos: Herb Ritts

Fotógrafos: Bruce Weber

Fotógrafos: David LaChapelle

Fotógrafos: Peter Lindbergh

Fotógrafos: Steven Klein

Fotógrafos: Steven Meisel

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

5 respostas a Fotógrafos: Mario Testino

  1. karine diz:

    Adoro esses posts de fotógrafos.🙂

    Essa última foto do Principe Charles e filhos só ficou esquisita o braço dele embaixo.

    Todas as outras são lindas. Adorei a Demi passando batom no Ashton.

  2. valeria diz:

    Sei que vcs j´s devem ter visto o filme, mas acbeo de ver ” The List”, com Ewan M(a)gregor, Hugh Jackman e Michelle Williams. Um dos melhores roteiros, ever… Talvez a melhor resposta para Into the Wild ( private joke rssrsrsrs )

  3. Pingback: Perfil e muitas fotos do Mario Testino « Favoritos

  4. mel diz:

    um dos meus prediletos!

  5. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s