Fotógrafos: Steven Klein

O nome mais quente em fotografia de moda recentemente é Steven Klein. Suas fotos geralmente tem um quê de perversão chic, cujo lado artístico geralmente tende ao inusitado e até mesmo ao bizarro. Há algo também muito irônico em seus cliques, em que até as fotos mais simples parecem esconder um conteúdo sexual subliminar. Fotos abaixo NSFW.

sklein2

Apesar de ter suas fotos publicadas em várias revistas, Klein geralmente tem seus trabalhos mais pessoais estampados na W. Foi lá que divulgou as fotos de seus três famosos ensaios com Madonna, que renderam uma mega-exposição, um tour book e um boy toy, respectivamente. O primeiro foi o lindíssimo X-static Process, que depois deu origem a um livro de arte e uma grande exibição de fotos que rodou vários museus do mundo. As fotos misturam uma atmosfera oriental com um lado animalesco, e permanece como um dos mais lindos ensaios feitos com a cantora.

madonna-klein-xstatic-process

X-Static+Process+[outtake+1]

madonna-steven-klein-xstatic-process1

O segundo apresentava Madonna como uma amazona clássica, porém moderna. Suas fotos com cavalos e chicotinho foram o conceito de parte da Confessions Tour e de seu respectivo tour book.

madonna-stevenklein-rides-again

madonna-stevenklein-rides-again2

madonna-rides-stevenklein

Mais recentemente, Klein trabalhou com Madonna na série de fotos feita quando a cantora estava no Rio. Encarnando uma diva dominadora, ela aproveitou para engatar um romance marketeiro com o modelo Jesus Luz.

madonna-jesus

madonna-for-w-magazine-by-steven-klein1

Também na W, Klein fez ensaios com os dois casais mais famosos do mundo: Brad Pitt & Angelina Jolie e David & Victoria Beckham. Com o casal hollywoodiano, o fotógrafo optou por uma estética  suburbana, retratando aparentemente uma família feliz. Mas com ironia, mostra que nem tudo é tão ‘gente como a gente’ no dia-a-dia ficcional no clã Brangelina.

brad-angelina-stevenklein

brad-angelina-stevenklein1

klein-brangelina

Já com so Beckhams, Steven Klein usou e abusou de sua marca característica: os corpos reluzentes à meia-luz e a idéia de um sexo sujo, mas com um look estiloso.

klein-beckham

beckhams-stevenklein

Também gosto de um ensaio ‘lesbian chic’, também para a W, com Natalie Portman e Scarlett Johansson à época do lançamento de A OUTRA.

natalie-portman-stevenklein

klein-johansson-portman

Na L’Uomo Vogue, Klein fez um dos editoriais mais safados do mundo com o modelo Chad White em trajes sumários andando por Los Angeles. Aliás, ele adora colocar modelos masculinos como objeto – o brasileiro Marlon Teixeira foi outra ‘vítima’ das lentes do fotógrafo (em editorial ao lado de Ginnifer Goodwin).

chad-white-stevenklein

chadwhite-stevenklein

marlon-teixeira-ginnifer_goodwin_por-steven_klein_for_w-magazine-junho-2009-ii

Chad White também foi a estrela da campanha safadinha da marca BEBE (ao lado de Mischa Barton) e de um editoral meio violento da Arena, se não me engano.

bebe-chadwhite-stevenklein

chad-white-arena-stevenklein

Talvez a mais polêmica contribuição de Steven Klein para a revista W tenha sido a série de fotos com os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana – com direito a mulher pelada, clima pervertido e ainda uma figura religiosa no meio de tudo.

steven-klien1

Domenico-Dolce_-Stefano-Gabbana_-Cameron-Carter_-Carson-Pendleton_-Urban-Ullman_-Shannon-Click_-Eva-Herzigova---Steven-Klein---W-_05_

Domenico-Dolce_-Stefano-Gabbana_-Cameron-Carter_-Carson-Pendleton_-Urban-Ullman_-Shannon-Click_-Eva-Herzigova---Steven-Klein---W-_04_

Domenico-Dolce_-Stefano-Gabbana_-Cameron-Carter_-Carson-Pendleton_-Urban-Ullman_-Shannon-Click_-Eva-Herzigova---Steven-Klein---W-_10_

A mais recente contribuição de Steven Klein para a W foi uma série de fotos de Bruce Willis e sua companheira Emma, com um estilo S&M futurista.

bruce-willis-e-emma-heming-by-steven-klein-2009-01

bruce-willis-e-emma-heming-by-steven-klein-2009-03

bruce-willis-e-emma-heming-by-steven-klein-2009-05

Uma estética futurista é uma marca do trabalho do fotógrafo. Exemplo disso foi o ensaio com Gwyneth Paltrow para a Vogue para divulgar o lançamento do HOMEM DE FERRO.

Gwyneth Paltrow by Steven Klein 01

Gwyneth Paltrow by Steven Klein 04

Outra belíssimo editorial foi o chamado “Total Lady”, também para a Vogue, onde modelos interagiam com robôs antiquados.

Steven Klein 02

Steven Klein 06

sklein(1)

Num estilo mais clássico, uma série de fotos pela qual sou apaixonado é a que Klein fez para a Vogue com Cate Blanchett. Imagens de cair o queixo.

cate-blanchett-steven-klein

cate-blanchett-klein-vogue

Steven Klein continua trabalhando juntinho de Madonna, e também não abrindo mão de seu estilo futurista. Exemplo disso foi a edição da Vogue Brasil com fotos dele tiradas no meio da Sticky & Sweet Tour em São Paulo.

VogueBrazilMay2009byStevenKlein

Sexo, sexualidade, futurismo e uma certa brutalidade – assim pode-se resumir o estilo de Steven Klein.

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me!. ligação permanente.

6 respostas a Fotógrafos: Steven Klein

  1. mel diz:

    Nossa…ctz de todos os blogs que eu leio,o seu é o melhor.
    e de todos os seus posts,esses sobre fotografos são os que eu mais gosto.
    vc já pensou em fazer um nesse estilo sobre modelos?tipo,desde Twiggy até Gisele Bundchen?ia ser show…
    Parabéns pelo seu blog!

    • Anderson diz:

      Q bom Mel q vc gostou🙂

      Realmente a sua idéia é maravilhosa…vai de me dar um trabalhão louco, mas acho q vai valer a pena hehe
      Vou pensar em como farei. Valeu😉

  2. Tenho que dizer isso novamente: esse tipo de post sobre fotografia são maravilhosos! Sempre é muito bom conhecer o trabalho desses artistas – o Klein, em especial, já tinha chamado minha atenção por muitos dos trabalhos comentados aqui.

  3. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  4. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  5. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s