Medo e delírio em Shutter Island

Ah, Scorsese – sempre brincando com as nossas expectativas. Não satisfeito em ser o maior cineasta vivo, ele ainda se dá ao luxo de realizar projetos que são ao mesmo tempo um exercício de estilo e homenagem aos seus ídolos. SHUTTER ISLAND, baseado no ótimo livro de Dennis Lehane que já comentei aqui, parece que vai preservar a atmosfera “filme B” do romance se levarmos em consideração o ótimo trailer lançado essa semana.

Só que um ‘filme B’ de Scorsese tem direção de arte de Dante Ferretti, figurino de Sandy Powell, edição de Thelma Schoonmaker e fotografia de Robert Richardson. Além, é claro, de um elenco de sonhos. Fiquei surpreso do trailer focar apenas em Leonardo DiCaprio, mas me parece que a estratégia da Paramount vai ser a mesma da Warner com OS INFILTRADOS: vão jurar de pé juntos que não é “filme de Oscar” e que querem apenas uma boa bilheteria. Mas depois, quando chegar a temporada de prêmios, vão colocar a máquina publicitária a todo vapor pra conseguir o maior número de estatuetas. E, sinceramente, com o talento envolvido em SHUTTER ISLAND parece que nem vai ser muito difícil.

Me impressionei, pelo trailer, como alguns aspectos do livro parece que vão ser retratados fielmente no filme – em especial o personagem de Ben Kingsley e Jackie Earle Haley. Já outros momentos são ótimos pela visão única de Scorsese, como a iluminação das cenas envolvendo a personagem de Michelle Williams, como se fosse uma versão em cores de QUANDO FALA O CORAÇÃO de Hitckcock. Aliás, o que dizer do visual? Scorsese, trabalhando novamente com o diretor de fotografia Robert Richardson (com quem fez um dos filmes visualmente mais lindos da história do cinema, O AVIADOR) não precisava nem de história pra acompanhar imagens tão impactantes. Alguns screecaps do trailer são de babar (cortesia do ótimo blog MNPP):

shutter08

shutter09

shutter10

shutter12

Chega logo Outubro!!!

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Medo e delírio em Shutter Island

  1. O ELENCO ESTÁ COM UMA CARA ÓTIMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s