Eu tuíto, Tu tuítas, Ele tuíta…

1101090615_400

Assim como a Época antes dela, a revista Time dessa semana traz o fenômeno Twitter como reportagem de capa. A matéria completa você pode ler aqui. Apesar de levantar alguns pontos interessantes – especialmente em relação à questão de como os usuários é que são os principais criadores da internet (sem mencionar, que eu me lembre, nenhuma vez o termo ‘web 2.0’) – a matéria me pareceu uma resposta birrenta para aquelas pessoas que dizem que o Twitter não serve pra nada.

O jornalista Steven Johnson, autor da reportagem, repete mil vezes que o Twitter pode ser usado sim pra dizer o que você comeu no café da manhã – mas não é isso! Repetido várias vezes, cansa. Dá vontade de dizer ‘ok, ok, já entendi que o Twitter é importante.’ No final da reportagem, tem uma patriotada de como os EUA continuam a criar as mais revolucionárias tecnologias e blá blá, mas isso não foi o que me chamou mais atenção. O mais interessante foi como várias vezes o autor disse que o Twitter (assim como outros sites mencionados na matéria como Facebook e o próprio Google) mudaram a forma em que temos acesso à informação – ou melhor, mudaram o próprio conceito de informação. Ou seja, chegou perto de dizer que a própria revista onde trabalha estava perto de se tornar obsoleta.

Também não gostei da ênfase dada à questão das celebridades no twitter. Ele levanta um ponto sem dúvida relevante – ao dar um reply para a Oprah, por exemplo, você tem a sensação de estar conversando com ela diretamente, algo como ‘como eu disse pra Oprah ontem…’ No entanto, essa é uma questão pra mim que só reforça o culto à celebridade de forma desinteressante. Muito se fala como a relação com a fama se transformou na era da internet, quando você pode ver fotos do seu ator favorito indo no mercado ou a cantora do momento flagrada saindo do carro sem calcinha. Sim, os famosos caíram do pedestal. Essa aproximação, contudo, é falsa. Quanto mais fotos se vê do galã hollywoodiano pegando sol, mais se reproduz a sua imagem e mais celebridade ele se torna. A idéia de realidade que se tem da vida dele é totalmente… irreal.

A revista Time, como se tornou de lei toda publicação/site que fala do Twitter, também fez sua lista das 10 celebridades a se seguir. Eu, por outro lado, vou fazer um top 10 dos Twitterers (ou tuiteiros mesmo) mais interessantes – celebridades ou não – que sigo:

@diditleak: Quando vaza um disco na web, ele fala aqui.

@giselem: A discípula mais fiel do Deus Pop na Terra.

@ulissesmattos: Ironias do cotidiano com humor certeiro.

@OCriador: Os tweets do Todo Poderoso.

@vinniciusp: A divulgação de seus famosos jogos pode apontar o futuro da convergência blog/microblog.

@bettydraper: A esposa do protagonista de MAD MEN, direto do cotidiano opressivo dos ano 50.

@seufelipe: Seinfeld, WordPress e muito Wilco.

@jesusluz: Um dos fakes mais engraçados. Anda postando pouco, mas é de rolar de rir.

@guimaboy: Divagações sobre Bethânia cantando pelada ao lado de Chico Buarque são só o começo.

@melhoramigogay: Baixaria das mais divertidas.

E a quem interessar possa, meu twitter é @Perseu.

Esta entrada foi publicada em Tecno-lógica com as etiquetas . ligação permanente.

3 respostas a Eu tuíto, Tu tuítas, Ele tuíta…

  1. Gisele diz:

    se eu tivesse aparecido na lista da TIME não teria me sentido tão honrada!🙂

  2. Thiago diz:

    Putz, vou ficar até metido depois dessa. Acaba de ganhar um ingresso pro meu show revolucionário da Bethânia hahhahaha

  3. Como já havia comentado anteriormente, adorei o post, até mesmo por todas as questões levantadas aqui – e que a Time aparentemente passou por cima. Sem falar que ganhei meu dia ao ver meu nome em sua listinha =D

Deixe uma Resposta

