Top 10 – Melhores músicas do The Smiths

the-headmaster-ritual

Só porque semana passada estava com uma tristeza sem sentido, e por isso mesmo ela tinha mais significado, aqui vai um top 10 dos Smiths.

10- PANIC

A ironia sempre foi um dos pontos fortes das letras de Morrissey, mas nessa música ele foi mais longe. A revolução inglesa deve começar nos clubes, já que esses DJs benditos só tocam o que não diz nada sobre a minha vida (já me senti assim algumas vezes). O que fazer então? HANG THE DJ!

9- HEAVEN KNOW I’M MISERABLE NOW

Essa letra eu já vejo como uma mistura entre a ironia e a tristeza genuína. Vida amorosa e profissional no fundo poço, o mundo é mesmo um lixo. Mas tudo é tratado de forma meio jocosa, como se o cantor fosse um reclamão – até mesmo quando recusa o tal pedido que  teria feito Calígula corar. E a imagem de chutar alguém no olho realmente é muito boa.

8- THAT JOKE ISN’T FUNNY ANYMORE

Essa música é o oposto de coisas divertidas, como já ilustra seu próprio título. Uma coisa que acho muito interessante nas músicas dos Smiths é que elas costumam ter um tema central (nesse caso, as pessoas que riem do sofrimento de outras), mas há um momento mais pessoal, onde é mencionado algo bem particular do “narrador” que lança uma luz nova sobre tudo. Nesse caso, é a realização de que ele poderia morrer finalmente com um sorriso no rosto – apesar do sofrimento.

7- BIGMOUTH STRIKES AGAIN

Um dos grandes ‘foras’ da história da música. Letra curta e direto ao ponto. Adoro que nas apresentações recentes Morrissey troca ‘walkman’ por ‘ipod’.

6- HALF A PERSON

O início dessa música já é assassino. Eu entendo que fala sobre uma vida desperdiçada esperando o amor de alguém. Pra contar a história da sua vida em cinco segundos, imaginem.

smiths

5- HOW SOON IS NOW

É a letra mais direta dos Smiths. Uma pessoa não consegue amar mas ela é humana e precisa de amor mas ela é muito tímida e então ela vai num clube mas ela não consegue ninguém e fica sozinha e então ela vai pra casa e quer morrer mas ela já esperou muito por um amor e não tem mais esperanças. É isso, com uma guitarra pior que a morte.

4- I KNOW IT’S OVER

Essa é a música mais triste dos Smiths, o que quer dizer muito. Na verdade, é a música mais triste de todos os tempos. Se você está chateado com alguma coisa, só o fato de ouvi-la pode levá-lo ao suicídio certo.

3- THIS CHARMING MAN

Um dos melhores começos de música ever – é ouvir e sair dançando. A ironia de Morrissey em plena forma: “I would go out tonight, but I haven’t  got a stitch to wear.”

2- I WANT THE ONE I CAN’T HAVE

Existem muitas músicas dos Smiths sobre não ser amado (aliás, é ‘o’ tema da banda, eu diria), mas essa aqui eu acho é a que aborda essa questão da forma mais complexa. A metáfora do “It’s all over my face” é tão esperta que não dá pra não rir.

1- THERE’S A LIGHT THAT NEVER GOES OUT

Não sei se é uma música alegre que finge ser triste ou o contrário. Também é uma música sobre liberdade, sobre encontrar a pessoa que te completa, e sobre o romantismo (o do século XIX, não o do Wando). A espécie de “death wish” que a letra parece expressar é a mais lindamente mórbida declaração de amor que existe.

Esta entrada foi publicada em Music! Makes the people..., Top Ten com as etiquetas . ligação permanente.

10 respostas a Top 10 – Melhores músicas do The Smiths

  1. Luciana diz:

    ah, faltou Asleep….. uma das top 10 mais tristes de todos os tempos…..

  2. Luciana diz:

    ah, mas concordo totalmente com a Top 1!

  3. Amanda diz:

    Meu top ficaria bem parecido com o seu, mas assim como Rob Fleming, eu teria que incluir “Last night I dreamt that somebody loved me”.

  4. Wally diz:

    Nossa, preciso ouvir mais “The Smiths”…

  5. karine diz:

    Otimo top 10!

    There is a light thata never goes out eh uma das musicas mais romanticas de todos os tempos. Adoro!

  6. Xicão diz:

    Minhas eternas gratidões à Gi por ter me apresentado The Smiths…
    Momento mágico da prisão: eu, deitado, o sol ainda nem tinha nascido e uma rádio muito boa tocou: HEAVEN’S KNOW…
    Nada mais poético que isso…
    Valeu, Gi.

  7. Pra mim faltou The Boy With the Thorn in his Side, que até Belle & Sebastian regravou🙂

  8. Yuri diz:

    90% de todas das canções dos Smiths são maravilhosas. Assim sendo, sempre falta alguma.

  9. Humberto diz:

    Ótimo Top Ten. No entanto, vale lembrar que quase todas as canções dos Smiths poderiam estar nessa lista;

  10. Alexandre diz:

    bom, mas faltam grandes clássicos como “Girlfriend in a coma”, “Ask”, e a melhor de todas as músicas dos Smiths: “The boy with the thorn in his side”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s