Top 10 – Atores e Atrizes

Um top 10 de meus atores e atrizes favoritos. Pra manter as coisas sucintas, vou mencionar cinco homens e cinco mulheres, ok? Ladies first:

ANGELA BASSETT

angela-bassett-as-tina-turner

Por pertencer a duas categorias que Hollywood costuma prestar pouca atenção (atriz negra e com mais de 50 anos), infelizmente estamos sendo privados do imenso talento de Angela Bassett recentemente. A atriz, cuja carreira vai do drama à comédia e ficção científica, é uma autêntica representante do talento da mulher negra no cinema, sem as frescurites bluest eye de Halle Berry.

Papel marcante: Bassett vai ser sempre lembrada por sua estupenda atuação como Tina Turner no filme TINA. Raramente se vê uma tour de force como aquela, especialmente quando se pensa no crescimento e nas mudanças que a personagem passa durante o filme. Eu também adoro o pequeno mas forte papel dela como Secretária de Estado no CONTATO de Robert Zemeckis.

Papel dos sonhos: Ela já fez no teatro, mas adoraria ver Bassett fazendo Lady Macbeth no cinema. Imaginem o arraso!

CATE BLANCHETT

elizabeththegoldenagepic10

Certamente a atriz mais versátil a surgir no cinema recente, já ultrapassou a alcunha de ‘nova Meryl Streep’ para se firmar como gigante das telas. Seu rosto marcante já deu vida a grandes personagens da história, figuras míticas e também a cidadãs comuns, sempre com a mesma graça e vitalidade.

Papel marcante: Dos trocentos filmes em que Blanchett está divina, não há como não destacar sua interpretação como Rainha Elizabeth, especialmente no primeiro filme. Foi a produção que a lançou o estrelato, e o que ela faz com a personagem é de cair o queixo.

Papel do sonhos: Sonho com uma nova versão de UM BONDE CHAMADO DESEJO no cinema, com Cate Blanchett fazendo Blanche DuBois. Difícil seria encontrar um Stanley Kowalski a altura…

JULIANNE MOORE

far-from-heaven-splash

Taí uma atriz que sabe como ninguém expressar a dor e a miséria humana…e digo isso como elogio! Suas atuações tem um nível de entrega tão grande que dá vontade e entrar no filme para consolá-la, ou bater nela!

Papel marcante: Da lista de interpretações formidáveis de Julianne Moore, a mais espetacular continua sendo a de LONGE DO PARAÍSO, pra mim a melhor interpretação feminina dos últimos 15 anos. O nível de virtuosismo e sutileza a que chega Moore, com o tom de voz e o gestual, impressiona. Aliás, ao lado de Todd Haynes, é impossível que faça algo ruim.

Papel dos sonhos: A atriz só fez um papel em que realmente foi vilã – em UM MARIDO IDEAL, em que espezinhava a vida de Cate Blanchett e Jeremy Northam – e roubou a cena. Adoraria vê-la interpretando uma mulher muito má, estilo Madame de Merteuil.

KATE WINSLET

Revolutionary Road

Eu sou apaixonado por ela desde que assisti a ALMAS GÊMEAS, e depois minha admiração só aumentou. Adoro a mistura de personagens fortes e frágeis em sua carreira, e de como ela consegue interpretá-las com o mesmo indiscutível talento.

Papel marcante: Difícil escolher o meu favorito, mas fico com sua recente interpretação em FOI APENAS UM SONHO. Só pela cena da preparação do café da manhã ela merecia todos os prêmios do mundo.

Papel dos sonhos: Queria ver a atriz num filme de ação, dirigida por Spielberg ou Cameron, kicking ass!

SIGOURNEY WEAVER

alien III

Pela sua altura e rosto expressivo, nem que quisesse Sigourney Weaver passaria despercebida em um filme. Vem fazendo poucas produções (aquela coisa de passar dos 50 anos), mas sempre brilha onde quer que apareça.

Papel marcante: Das minhas cinco atrizes favoritas, é a única que tem garantido seu lugar na história do cinema por ter interpretado um dos melhore personagens já criados: a tenente Ripley da série ALIEN.

Papel dos sonhos: Minha segunda interpretação favorita de Weaver é a chefe divertidamente ‘bitch’ que ela faz em UMA SECRETÁRIA DE FUTURO, e eu sempre quis vê-la num outro papel do tipo, algo cômico-vilanesco.

Clicando no link abaixo, é a vez dos homens

IAN McKELLEN

gandalf460

Não basta ser o maior ator shakesperiano do mundo, ele também tem que marcar presença em ótimas ‘franquias’ de fantasia ou ficção científica. Ouvir sua voz no cinema é sempre um prazer (como no divertidíssimo vilão de POR ÁGUA ABAIXO), mas assistir a seu olhar perfurante é um luxo.

Papel marcante: Dos vários papéis marcantes, Gandalf de O SENHOR DOS ANÉIS sempre vai se destacar. O que ele fez com o mago (na fase cinza e na fase branca) deixou desde o crítico mais sisudo até o nerd mais cri-cri embasbacados.

Papel dos sonhos: Se fizessem um remake de 1984, ele daria um O’Brien e tanto.

JOÃO MIGUEL

id4038img2

Três filmes nacionais que eu assisti já bastaram para colocar João Miguel na minha lista de atores preferidos. São de certa forma papéis tipificados – variações sobre o tema do ‘nordestino inocente’ – mas o que esse ator consegue fazer com um simples trejeito, um tom de voz certo ou um olhar fazem os personagens saltar da tela.

Papel marcante: CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS é um dos meus filmes nacionais favoritos especialmente pela belíssima interpretação de João Miguel, que ultrapassa o estereótipo e dá uma vitalidade palpável a seu personagem.

Papel dos sonhos: Um personagem mais urbano, fora das restrições regionalistas.

JOSEPH GORDON-LEVITT

news2_3

Assim como João Miguel, bastaram poucos filmes para eu virar fã de Gordon-Levitt. Não dá pra viver um filme com ele sem perceber o quanto ele está imerso psicologicamente naquela interpretação – seu rosto parece um quadro onde as emoções transparecem naturalmente, mas com uma técnica que impressiona para alguém tão jovem.

Papel marcante: Uma das maiores interpretações do cinema recente é a de Gordon-Levitt em MISTÉRIOS DA CARNE, um filme brutal que tem no imenso talento do ator o seu pilar central.

Papel do sonhos: Ele seria um Charada perfeito no próximo filme do BATMAN.

RYAN GOSLING

gosling

Pra mim, pertence à mesma escola de Brando, Pacino e De Niro – Actor’s Studio na veia. Quando atua, parece que os pensamentos do personagem são imediatamente tranferidos para o espectador só com sua imensa expressividade . Além do mais, ele tem aquela medida certa de charme e tristeza que faz a diferença entre um simples ator e um grande ator de cinema.

Papel marcante: Até hoje sua interpretação em HALF NELSON não me sai da cabeça – foi uma comunhão de construção de personagem e talento que  me disse muito.

Papel dos sonhos: Lembra que eu falei que faltava um Stanley Kowalski à altura de Cate Blanchett em UM BONDE CHAMADO DESEJO? Acabei de achar.

TONY LEUNG

mood20love2001

Assistir a um filme com Tony Leung é quase uma hipnose. Ele parece se mover com uma graça que só os atores orientais têm, por isso a forma em que mergulha nos seus personagens (geralmente atormentados) é quase que uma tentativa de sedução.

Papel marcante: Escolha muito difícil, mas fico com  sua interpretação em AMOR À FLOR DA PELE, em que faz um verdadeiro balé com a igualmente divina Maggie Cheung. Depois repetiria o mesmo papel brilhantemente em 2046.

Papel dos sonhos: Apesar de ter dado show em CONFLITOS INTERNOS, o filme que deu origem a OS INFILTRADOS (ele fazia o papel que na versão americana foi para Leonardo DiCaprio), acho que Leung deveria fazer um filme com Scorsese – o resultado seria explosivo.

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, Top Ten com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

13 respostas a Top 10 – Atores e Atrizes

  1. Lucas B. diz:

    Uau, essa é uma escolha difícil. Farei uma lista só com vivos, e que a sua maior parte da carreira é no cinema, pois se eu misturar cinema e tv, fico louco e não saí lista nenhuma😛

    ATRIZES:
    Juliette Binoche
    Laura Linney
    Kate Winslet
    Julianne Moore
    Joan Allen

    ATORES
    Ryan Gosling
    Philip Seymour Hoffman
    Gary Oldman
    Edward Norton
    Ralph Fiennes

    • Anderson diz:

      Lucas, tbm sou apaixonado pela Juliette Binoche, ela fica em 6o na minha lista. E a Joan Allen então, nem se fala, casava com ela.

      Leandro, eu gostava mto do Edward Norton, mas nunca mais vi uma grande interpretação dele. Espero q ele retorne ao grande estilo.

  2. Leandro diz:

    A minha Lista ficaria assim

    ATRIZES

    Cate Blanchett
    Kate Winslet
    Julianne Moore
    Meryl Streep
    Judi Dench

    ATORES

    Sean Penn
    Phillip Seymour Hoffman
    Edward Norton
    Ralph Fiennes
    Clive Owen

  3. Romulo diz:

    A minha lista é tão óbvia que chega a ser chata. Mas vou colocar a atuação pela qual me apaixonei por cada uma das pessoas

    Atrizes:
    Kate Winslet (Clementine)
    Cate Blanchett (Katherine Hepburn)
    Julianne Moore (Laura Brown)
    Glenn Close (Marquise de Merteuil)
    Meryl Streep (Clarissa Vaugh/Rabino de Angels in America)

    Atores:
    Al Pacino (Michael Corleone/Roy Cohn)
    Philip Seymour Hoffman (Andy Hanson)
    Sean Penn (Jimmy Markun/Harvey Milk)
    Johnny Depp (Edward/Ed Wood)
    Leonardo DiCaprio (Frank Abgnale Jr/Billy Costigan)

  4. Ryan Gosling? Você está de sacanagem, né? E Joseph Gordon-Levitt, até agora, só mesmo em “Mistérios da Carne”, pois eu o acho um ator muitas vezes exagerado (vide “Killshot”). Mas nas atrizes não há muito do que reclamar, pois entre elas está a deusa Sigourney Weaver. Só é difícil escolher o seu grande papel. Na série “Alien”, em “A Morte e a Donzela”, “Nas Montanhas com Gorilas” e “Uma Secretária de Futuro” é somente alguns dos exemplos do poder que essa grande atriz tem para a interpretação.

  5. Gostei demais da tua lista.
    Amei Angela Bassett em “Estranhos Prazeres” – esperava muito mais do filme, mas valeu a pena ver só por ela e por R. Fiennes.

    Sigourney Weaver como a golpista que engana maridos em “Heartbreakers” está fabulosa, também.

    E, apesar de ser chover no molhado, gosto demais de McKellen em “Deuses e Monstros”. Fabuloso.

  6. Valeria diz:

    Ai, ai… isso é coisa que se peça? Só pra começar com essa lista tipo “Escolha de Sofia” lá vai ( sem para pra respirar!):
    Eles:
    Jeremy Irons
    Daniel Auteil
    Max von Sidow
    Ian Mckellen
    Raul Julia ( eternamente …)

    Elas:
    Cate Blanchet
    Isabelle Adjani
    Isabelle Huppert
    Fernanda Montenegro
    Hannah Shigulla

    ufa…

  7. Wally diz:

    Excelente listas. Das Ladys eu lembraria ainda de Streep e Sarandon, que substituiriam suas Bassett e Weaver. Dos senhores, eu aponto Nicholson, Penn, Hanks, Gyllenhaal e Phoenix.

    Ciao!

  8. Romulo diz:

    Verdade, esqueci o Jeremy (nham!) Irons.

  9. Perfeitas as escolhas. Adorei ver a Angela Bassett na sua lista! Tenho uma lembrança forte dela da série sobre os Jacksons, na qual ela era a mãe, e também de Tina. Deu até vontade de sair à caça dessas jóias. As outras são simplesmente magníficas, mas ultimamente estou arreado pela Winslet, definitivamente a união entre talento e beleza que me levavam pra casa num estalo. hehehe

    Nas outras escolhas eu vibrei muito com a inclusão de um ator que pra mim está na nata da interpretação dessa geração. Fico impressionado com a capacidade do Ryan Gosling de entender e expressar os personagens. Como se não bastasse ainda canta (e bem!), o miserável. Um ator que começou de quase nada e hoje está mostrando a que veio. E que “All Good Things” apareça logo por aqui!

  10. Lucas B. diz:

    Ok, fiquei com vontade de fazer com atores da TV:

    Atrizes:
    Mary-Louise Parker (sempre!)
    Kyra Sedgwick
    Sandra Oh
    Frances Conroy
    Rachel Griffiths

    Atores:
    Steve Carell
    James Gandolfini
    Michael C. Hall
    Pater Krause
    Michael Chiklis

  11. alex diz:

    michel emerson de lost é demais! e ha outros em lost q sao fodas, na lista dos caras aí eu colocaria johnny depp junto do pacote

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s