Top Ten – Filmes sobre amizade

Existem duas coisas em cinema que me deixam arrasado. Uma é qualquer cena que mostra alguém na praia, observando o mar. A outra é assisir a filmes que tenham uma grande amizade como tema. Aqui vai uma lista bem pessoas sobre meus filmes favoritos sobre amizade.

10- SINGLES

singles

Esse filme é um poço de lembranças e eu vi várias vezes em VHS. Lembro que só fui entender a importância de todo aquele contexto grunge de Seattle bem depois, assim como a presença de Chris Cornell e Eddie Vedder. O elenco é um charme só (acho que casava com a Bridget Fonda nesse filme) e na minha adolescência sonhava em levar uma vida como aquela. As amizades do filme são daquelas do tipo que, com um empurrãozinho, podem virar amor. Um dos dois melhores filmes de Cameron Crowe.

9- CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS

cinema-aspirinas-e-urubus-poster01

Tristíssimo, esse é um dos grandes filmes nacionais recentes. João Miguel, sempre fenomenal, é a expressão de uma região agrária e desolada mas mesmo assim cheia de esperança. O vínculo que ele cria com o alemão que vai de região em região levando um cinema itinerante é o fio condutor da narrativa, e à medida que eles aprendem um com o outro, nós como espectadores aprendemos mais sobre viver, eu acho.

8- TRÊS FORMAS DE AMAR

threesome_ver1

Esse filme ficou famoso pelo ménage entre os três personagens principais, mas na verdade é apenas uma cena e o sexo é mais sugerido que mostrado. O que mais gostei mesmo foi como a amizade é mostrada como algo tão frágil que, um gesto errado ou uma palavra diferente, pode colocar tudo a perder. Ainda sim, o filme tem cenas super divertidas, como a road trip ao som de I’ll take you there.

7- CAINDO NA REAL

reality_bites

Outro filme que eu cansei de ver em VHS e queria ter a vida igualzinha a dos personagens, inclusive os problemas, porque eles são tão cool. Só vim a saber que esse era filme definitivo da ‘Generation X’ bem depois, mas já me identificava muito. O elenco é muito bom, mas Ethan Hawke fazendo um misantropo de butique rouba todas as cenas. Porque o Ben Stiller nunca mais dirigiu nada assim?

6- O REENCONTRO

big_chill_ver1

Com o passar do tempo, a sensação de rever esse filme é a mesma dos personagens que passam uma temporada numa casa convivendo com os velhos amigos depois do suicídio de um deles. A trilha-sonora dos anos 70 é um arraso, e é impossível não se identificar com pelo menos uma daquelas pessoas e pensar no que vai ser da sua vida quando você estiver naquela fase da vida (que acho q é a minha atual!). Elenco fenomenal (Glenn Close, William Hurt, Tom Berenger, Kevin Kline) e a cena de funeral mais linda da história do cinema, cortesia dos Rolling Stones.

5- PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS

1964641010a

De certa forma, esse é “O REENCONTRO britânico”, com a reunião de um grupo de amigos depois de muito tempo para passar uma temporada numa casa de campo na Inglaterra. Nesse caso, o clima ‘anos 80’ é que dá o tom, com uma das melhores trilhas sonoras que existem (Pretenders, Queen, Tina Turner). Elencasso, reunindo toda a patota de Kenneth Branagh (Emma Thompson, Imelda Staunton, Hugh Laurie). O final é de cortar o coração.

4- E SUA MÃE TAMBÉM

y_tu_mama_tambien

Falando em finais de cortar o coração… Quanto maior é a amizade, maior é o choque da separação. Os ‘charolastras’ Diego Luna e Gael Garcia Bernal são os amigos louquinhos que todo mundo tem ou já quis ter um dia. E seja com a ajuda da Maribel Verdu ou uma noite de sexo inesperado, eles acabam (infelizmente) amadurecendo.

3- THELMA & LOUISE

2721thelma-louise-posters

Hoje em dia é difícil ver um filme sobre amizade entre mulheres que não tenha ou um homem ou uma bolsa Louis Vuitton no meio. Pois esse filmaço de Ridley Scott, ícone do pós-feminismo, parece se encontrar esquecido hoje em dia. Agendas políticas à parte, é um retrato (literalmente) de uma amizade sem limites, passando pelo perdão e superação. E leva a pergunta: há alguem com quem valha a pena você se jogar de um precipício?

2- E.T.

et_poster_extra_terrestrial_steven_spielberg

Ter um amigo que parece com você é fácil. Se ele vem de outro planeta, as coisas complicam um pouquinho. Eu gosto como o filme mostra que o grande amigo é aquele que está ao seu lado sempre que você precisa, mas também é aquele que sabe deixar você partir. E se a ausência é a maior presença de todas, não há vazio maior que ver a única pessoa que um dia foi capaz de te compreender voar para longe, nos confins do universo.

1- CONTA COMIGO

stand_by_me_ver2

Esse é um dos filmes da minha vida e se está passando na televisão, paro pra assisti-lo mesmo que tenha um pouco de medo – medo de pensar nas amizades passadas que eram feitas pra durar pra sempre e das amizades presentes que podem terminar sem nenhum motivo. Talvez a maior qualidade de um amigo seja tentar compreender o outro apesar de si mesmo, e uma das inúmeras lições que tirei da história de CONTA COMIGO é que essa compreensão vem não com o tempo, mas com a consciência de se deixar conhecer.

Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, Top Ten com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

18 respostas a Top Ten – Filmes sobre amizade

  1. Adriana Souza diz:

    Nao creio que SENHOR DOS ANEIS nao esta na lista!

  2. karen diz:

    Eu sempre passo aqui – e faz bastante tempo já, mas como muitos outros nunca comento.
    Mas esse post… era o que eu precisava hoje.
    Ótimas as escolhas, as usual.
    E Conta Comigo também é um dos filmes da minha vida, a cena em que eles voltam para a cidade e se despedem é uma das mais emocionates do cinema (pra mim, óbvio😉 )

    PS. eu também teria incluído The Dreamers, do Bertolucci🙂

    • Anderson diz:

      Q bom q gostou Karen. Realmente a cena de despedida de CONTA COMIGO é de arrasar, apesar de vários dos outros filmes q citei terem despedidas bem tristes tbm. OS SONHADORES é outra escolha mto boa. Lembrei de um agora tbm lindíssimo: VIDAS SEM RUMO do Coppola.

  3. Karine diz:

    Adoro todos esses filmes, e Conta Comigo é muito especial mesmo, aliás, bonito isso que vc escreveu sobre o filme. Eu colocaria Um Grande Garoto na lista.🙂

  4. Wally diz:

    Eu não vi Conta Comigo – shame on me, eu sei – então meu preferido é E.T.. Mas incluiria na lista Curtindo a Vida Adoidado sem medo.

    Ciao!

  5. Amei você incluir “Thelma e Louise” aqui.

  6. Sem saco pra nome diz:

    Mais um é o Tomates Verdes Fritos. Não gosto desse tipo de filme porque mostra cenas cotidianas, ou seja, não tem um assunto. Não me entretém. Se for pra mostrar a mesma vida que eu tenho, de amizades, círculo social, não adianta.

    Filmes têm que mostrar algo surpreendente. Uma comédia pra matar de rir, como O Mentiroso, uma corrida, uma perseguição etc.

  7. valeria diz:

    Só uma pergunta: Peter´s Friends entraria na sua lista? Na minha certamente…

  8. Valeria diz:

    ai, desculpa, não percebi q já estava lá. Mas falando novamente sobre ele, a trilha sonora poderia ser a da vida de qq pessoa de 40 e poucos anos. Maravilhosamente triste. Ah, sim: em que categoria você incluiria Carrington? Pra mim é um filme sobre, acima de tudo, amizade incondicional e desinteressada.

  9. samuel diz:

    ow poe o filme ponte para terabitia ai tambeim o filme é otimo e fala de uma amizade entre um garoto e uma garota .
    so q o ruim é que ela morem no final mais mesmo assim vale a pena assistir.!.!.!

  10. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  11. Pedro diz:

    Com certeza eu incluiria nessa lista “A Cura”. Um dos filmes mais lindos sobre amizade que eu já assisti! Senti falta dele…
    Enfim, muito bom o seu top 10. Parabéns!

  12. ronaldo diz:

    fala sério…vc não deve conhecer “The Almighty” ou como “traduziram” no Brasil…”Para sempre amigos”… aquele da amizade dois garotos que um tinha um problema q não podia andar e outro tinha problema mental então o q andava carregava o outro…
    tocante demais o final…

  13. Paulo diz:

    Ops, acho que faltou mais um: Reflexos de uma amizade (House of D), de 2004, com David Duchovny e Robin Williams. Excelente filme! Quem não assistiu, vá logo.

Deixe uma Resposta

