Madeleine Bad Girl

Madonna_WAdorei o espetáculo referencial das aguardadíssimas fotos que Madonna fez no Rio para a revista W com seu fotógrafo de carteirinha Steven Klein.

Primeiramente, pela série de fotos ser um tour de pegação de uma mulher por quartos de hotel (nesse caso, o Hotel Glória), Madonna está se referindo a si própria no clipe de Justify My Love, dirigido por Jean-Baptiste Mondino. No entanto, enquanto no clipe de 1990 ela se tornava mais uma das figuras daquele universo onírico sadomasô, nas fotos de Klein ela encarna uma mulher poderosa que só quer saber de ninfetos – os apressadinhos já estão dizendo “é a volta da Dita”, mas não chega a tanto.

Esse clima “diva-loiraça-madura-e-cheia-do-dinheiro-que-só-quer-saber-de-sexo-casual” se aproxima muito mais de outra produção do disco Erotica: o clipe de Bad Girl, dirigido por David Fincher. O visual de Madonna na W me lembrou muito o clipe, especialmente o seu cabelo loiro quase branco.

No entanto, a referência mais notória e belamente orquestrada dessa série de fotos é a UM CORPO QUE CAI de Hitchcock. Uma das características visuais mais marcantes do filme é o tailleur cinza que Madeleine, a personagem de Kim Novak, usa. É essa roupa que James Stewart força uma suposta outra mulher a vestir para que possa ter de volta a amada que morreu. Esse tailleur até tem uma história – diz-se que ele foi escolhido pessoalmente por Hitchcock para Kim Novak, pois ele queria algo totalmente simples e de uma cor neutra para que só a beleza etérea da atriz se realçasse. As imagens de Klein remetem claramente à Madeleine de UM CORPO QUE CAI, só faltou o coque e Madonna estar olhando para um quadro no museu.

fass_madonna_23_hfass_madonna_24_h6a00c11413e997819d00d09e5547a7be2b-320pi

No quesito manipulação de imagem, Madonna é realmente imbatível e parece que, já que construi muito da sua estética em cima do sexo, essa nova visão da sexualidade como forma de poder (talvez a temática central de toda a sua carreira) me parece bem interessante já que na casa dos 50 bancar a garotinha não dá. E adorei não terem photoshopado as marcas roxas na perna dela.

fass_madonna_16_h

As fotos estão todas no site da W (cujo ensaio divertidamente se chama “Blame it on Rio”) mas lá não tem nenhuma da série que foi feita no Bar Londra, no Hotel Fasano. Será que vai sair só na revista ou eles decidiram não usar?

Ah, e sobre o marketing perfeito em cima do tal Jesus: o cara aparece nas fotos, mas me parece que é mais o fetiche do nome mesmo.

fass_madonna_13_h

Esta entrada foi publicada em Just Shoot Me! com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s