Top Ten – Cultura em 2008

O ano passado teve vários acontecimentos políticos, econômicos e sociais importantes que tiveram inevitavelmente uma influência nos eventos culturais de 2008. Também foi um ano de importantes shows no Brasil, do maior evento esportivo do mundo e da celebração do maior nome da literatura brasileira.

Vamos à lista:

10- Interpol no Brasil

12_mvb_cult_interpol.jpg

Um dos grandes nomes do rock alternativo mundial que eu jamais (jamais mesmo!) pensei que viesse ao Brasil. Numa Fundição Progresso lotada (e com goteiras constantes, numa falta de estrutura que acabava por dar uma atmosfera onírica ao local), a banda tocou seus maiores sucessos e ainda mandou dois ‘bis’. Obstacle 1 foi de tirar o fôlego.

9- David Archuleta x David Cook

large_080521-david-cook-archuleta-american-idol.jpg

Nesse ano em que me rendi ao fenômeno American Idol, o duelo entre o fofo com cara de koala e metaleiro farofa rendeu as melhores canções pop do ano – mesmo sendo versões. Imagine, Always Be My Baby, Hello, Stand By Me e Billie Jean foram as músicas mais rodadas no meu iPod em 2008 e os vídeos das apresentações estão entre os mais assistidos na internet no ano passado.

8-  Obama Pop

barack-is-hope.jpg

A eleição de Obama foi o evento mais significativo do ano passado e sua repercussão na cultura foi desde o apoio incondicional de vários artistas até a criação de celebridades do YouTube. Além, é claro, do próprio Obama, que virou um ícone pop. Até quando?

7-  Prêmios para o Cinema Brasileiro

tropa_00.jpg

O Urso de Ouro em Berlim para TROPA DE ELITE e o prêmio de melhor atriz em Cannes para Sandra Corveloni em LINHA DE PASSE reafirmou a posição do cinema brasileiro no cenário mundial.

6- O Retorno de Robert Downey Jr.

iron_man_movie_image_robert_downey_jr_as_tony_stark_s.jpg

Ele já andava fazendo filmes bons por aí (vide BEIJOS & TIROS), mas com HOMEM DE FERRO, TROVÃO TROPICAL e THE SOLOIST (que por estratégia mal-feita ficou pra esse ano), Robert Downey Jr. deu a volta por cima com muito estilo. Próxima na fila: Winona Ryder (não por acaso, ex-namorada do cara).

5-  Abertura das Olimpíadas de Pequim

olympic-beijing-fireworks.jpg

O espetáculo superlativo orquestrado por Zhang Yimou chamou a atenção pela melhor abertura dos Jogos Olímpicos desde Barcelona 92, mas também pela manipulação da verdade presente na cerimônia – na China, isso parece realmente onipresente.

4-  Madonna no Brasil

madonna004-sticky-and-sweet-cardiff.jpg

Elvis nunca esteve no Brasil. Nem os Beatles. Mas Madonna esteve, e duas vezes. E o fato de fazer 5 shows nessa segunda passagem pelo país chama atenção. O show em si é espetacular, não só pela tecnologia, pelo setlist bem escolhido, mas também por ter a maior performer feminina de todos os tempos no palco.

3-  Sarah Palin & Tina Fey

tina-fey-sarah-palin.jpg

Quem era a original e quem era a paródia? Do inacreditável vídeo do peru até a já histórica entrevista à Katie Couric, Palin mostrou como o pior dos EUA também pode ser hilário. E Tina Fey, a comediante mais criativa da América hoje, capitalizou inteligentemente em cima de sua semelhança física com Palin, influenciando a própria forma com que a candidata a vice republicana foi percebida pelo grande público.

2- Machado de Assis

machassis.jpg

Nos cadernos de literatura, na internet, na televisão – em todo lugar. Machado de Assis desceu do cânone e recebeu status pop no ano do aniversário de sua morte.

1- O CAVALEIRO DAS TREVAS

dark-knight-ny-times1.jpg

A maior bilheteria de 2008 e a 2a maior da história. Um dos melhores filmes do ano (e de acordo com uns exagerados, da história). O Coringa. O truque de mágica com o lápis.A morte de Heath Ledger. A maior e mais competente campanha de marketing para um filme. Mais do que um fenômeno cinematográfico, foi um fenômeno cultural. Foi impossível não ficar sobre as asas do morcego em 2008.

Esta entrada foi publicada em Top Ten. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s