Top 50 – Videoclipes favoritos

7- Let Forever Be (Chemical Brothers) – Dir.: Michel Gondry

c9-18.jpg

A obra-prima de Michel Gondry. Se o relacionamento entre o mundo dos sonhos e o ‘real’ é o tema-chave de sua filmografia/videografia, em Let Forever Be o diretor leva essa interessante conexão ao extremo.

Narrando o dia de uma vendedora de lojas a partir do momento que ela acorda, o clipe aborda os pesadelos caleidoscópicos da moça e a forma como gradativamente eles passam a inteferir na sua realidade. O visual do clipe tem referências claras à estética do cinema de Busby Berkeley, especialmente nas coreografias sincronizadíssimas vistas do alto. O trabalho de pós-produção aqui é um dos melhores da história do videoclipe – a simetria das imagens é quase milagrosa.

É interessante notar como a música dançante e o início alegre do vídeo vão dando lugar ao desespero da protagonista que vê as formas bizarras do seu sonho invadirem o cotidiano. O visual usado por Gondry me lembra muito a de uma fala famosa de ANGELS IN AMERICA, onde a personagem Prior afirma que “os sonhos não criam nada novo; eles são apenas a reorganização da mesma falsidade do real para construir uma ilusão de ‘novo'”. O clipe toma essa idéia e constrói esse ‘falso novo’ – que é ainda mais assustador por ser tão real.

Esta entrada foi publicada em Clipografia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s