Pausa para os comerciais

Uma das coisas mais legais do cinema é que ele se relaciona abertamente (para prazer de uns e desespero de vários) com produtos da mídia, em especial o videoclipe e os comerciais.

Qual não foi minha surpresa que nessa semana, relembrando Ingmar Bergman, o Slate colocou no ar uma série de comerciais dirigido pelo diretor sueco. O fato de um dos maiores gênios do cinema fez uma propaganda de sabonete destrói duas noções: a primeira é a de que dirigir comerciais é coisa de diretor americano sem talento. A segunda é a muito difundida teoria de que quando um cineasta dirige um comercial, ele se torna pasteurizado, ficando assim impossível de reconhecer o seu estilo. Como a comentarista do Slate afirma, é notório ao ver os comerciais como Bergman brinca com conceitos de metalinguagem, teatro e – claro – cinema, apenas para afirmar o quanto o tal sabonete sueco é bom.

No entanto, a publicidade está repleta de cineastas que imprimiram o seu estilo ao fazer algo simples como dizer para as pessoas ‘compre esse produto’. David Lynch, por exemplo, fez um comercial de cigarros que é um curta-metragem de trás pra frente no seu característico estilo onírico. Já James Cameron, na época em que o ‘efeito morphing’ era novidade, fez um comercial de bebida em que os vários estilos de diferentes décadas vão passando.

No caminho oposto, vemos diretores de cinema que vieram da publicidade já exercitando seu estilo. O caso mais famoso é o de David Fincher que em um anúncio da HP já resumia a espécie de vida que o personagem de Edward Norton teria em CLUBE DA LUTA. Eu também adoro o anúncio da Coca-Cola que ele fez, apesar de ser totalmente chupado de BLADE RUNNER.

Mas também há casos de cineastas atuando em comerciais: adoro Scorsese fazendo graça com o próprio perfeccionismo e Wes Anderson brincando de Truffaut.

(Anderson) 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em 24 quadros por segundo, Pop Q Pensa. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s