Clipografia

collage.jpg
Das artes visuais, talvez o videoclip seja o mais difundido e o menos respeitado. Hoje em dia, com a decadência da MTV e a possibilidade de qualquer pessoa ser um diretor (graças a facilidade de filmagem e divulgação), clipes são vistos como produções triviais. Isso sem contar que mais e mais eles são considerados meros comerciais disfarçados para discos recém-lançados (ou recém-baixados).

No entanto, acho que não dão ao videoclipe o devido valor. Foi-se o tempo em que algo que ‘parece videoclipe’ deixou de ser pejorativo. Tanto que o intercâmbio entre clipes e cinema é mais comum do que nunca. Diretores como Scorsese, Tim Burton e Wong Kar-wai já se aventuraram pelo videoclipe de forma muito bem-sucedida. Mas, certamente, o caminho contrário é muito mais comum: David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Jonathan Glazer (ótimos exemplos), Brett Ratner, Francis Lawrence, Jonas Akerlund (péssimos exemplos) estão aí para marcar a passagem da carreira videoclíptica para a cinematográfica. Isso sem falar nos grandes nomes vindos da fotografia que realizaram clipes inesquecíveis, como Bruce Weber e Anton Corbijn.

Também é notória a maneira como vários desses diretores formaram excelentes parcerias com cantores e bandas, resultando em produções memoráveis: Madonna e David Fincher, U2 e Anton Corbijn, Bruce Weber e Pet Shop Boys, Michel Gondry e White Stripes.

Para expressar essa minha paixão pelo videoclipe, portanto, vou abrir essa nova categoria aqui no blog chamada CLIPOGRAFIA. Vou falar sobre clipes específicos, diretores e também sobre a carreira videoclíptica de um artista.

Aguardem.

FOTO: Clipes marcantes (em sentido horário): Take On Me do A-Ha; Like a Prayer da Madonna; Vidrar Vel Til Loftarasa do Sigur Ros; All is Full of Love da Bjork.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Clipografia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s