Clipografia

collage.jpg
Das artes visuais, talvez o videoclip seja o mais difundido e o menos respeitado. Hoje em dia, com a decadência da MTV e a possibilidade de qualquer pessoa ser um diretor (graças a facilidade de filmagem e divulgação), clipes são vistos como produções triviais. Isso sem contar que mais e mais eles são considerados meros comerciais disfarçados para discos recém-lançados (ou recém-baixados).

No entanto, acho que não dão ao videoclipe o devido valor. Foi-se o tempo em que algo que ‘parece videoclipe’ deixou de ser pejorativo. Tanto que o intercâmbio entre clipes e cinema é mais comum do que nunca. Diretores como Scorsese, Tim Burton e Wong Kar-wai já se aventuraram pelo videoclipe de forma muito bem-sucedida. Mas, certamente, o caminho contrário é muito mais comum: David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Jonathan Glazer (ótimos exemplos), Brett Ratner, Francis Lawrence, Jonas Akerlund (péssimos exemplos) estão aí para marcar a passagem da carreira videoclíptica para a cinematográfica. Isso sem falar nos grandes nomes vindos da fotografia que realizaram clipes inesquecíveis, como Bruce Weber e Anton Corbijn.

Também é notória a maneira como vários desses diretores formaram excelentes parcerias com cantores e bandas, resultando em produções memoráveis: Madonna e David Fincher, U2 e Anton Corbijn, Bruce Weber e Pet Shop Boys, Michel Gondry e White Stripes.

Para expressar essa minha paixão pelo videoclipe, portanto, vou abrir essa nova categoria aqui no blog chamada CLIPOGRAFIA. Vou falar sobre clipes específicos, diretores e também sobre a carreira videoclíptica de um artista.

Aguardem.

FOTO: Clipes marcantes (em sentido horário): Take On Me do A-Ha; Like a Prayer da Madonna; Vidrar Vel Til Loftarasa do Sigur Ros; All is Full of Love da Bjork.

Esta entrada foi publicada em Clipografia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s